O Quixeramobim Agora realizou uma seleção para que você, caro leitor, conheça um pouco mais sobre os planos de governo dos quatro candidatos a prefeito de Quixeramobim. Confira alguns destaques do que propõe o candidato do PDT, Eugênio Gomes, em seu plano de governo.
O candidato pretende, se eleito, guiar seu governo baseado em onze eixos: Esporte e Lazer; Cultura e Turismo; Juventudes; Saúde; Educação; Assistência Social; Indústria, Comércio, Emprego e Renda; Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano; Segurança Pública e Mobilidade Urbana; Desenvolvimento Agrário, Recursos Hídricos e Meio Ambiente e Administração e Gestão da Máquina Pública.
No Esporte e Lazer, Eugênio quer criar um centro de formação e treinamento esportivo, oferecendo aulas e treinamentos em diversas modalidades para jovens. O centro deve incluir quadras, campos e equipamentos adequados para as diferentes modalidades esportivas. Ele pretende ainda instalar academias ao ar livre em praças da cidade, proporcionando espaço para a prática de atividades físicas e exercícios de musculação gratuitos e acessíveis para todos.
Na área da Cultura e Turismo, o candidato quer realizar reforma abrangente e modernização do Memorial Antônio Conselheiro, preservando sua importância histórica e cultural com o intuito de melhorar a experiência dos visitantes. Ele destacou ainda o desejo de revitalizar e reativar da Biblioteca Pública Municipal, que inclui reformas estruturais, modernização das instalações e atualização do acervo.
Entre as suas propostas para as Juventudes, o candidato quer criar um Centro de Juventude que ofereça atividades educativas, culturais e esportivas, além de apoio psicológico e orientação profissional para jovens. O centro servirá como um espaço seguro e inclusivo, promovendo a integração e o desenvolvimento pessoal e profissional. Neste sentido, será criado o Conselho Municipal da Juventude. Ele pretende ainda implementar um programa contínuo de formação e capacitação para jovens, em parceria com escolas, ONGs e universidades. Oferecer cursos e oficinas em áreas como empreendedorismo, tecnologia, habilidades sociais e preparação para o mercado de trabalho e criar concurso para premiar jovens que idealizam e realizam trabalhos voluntários no município.
Eugênio Gomes destacou ainda que uma das pastas que terá prioridade caso seja eleito será a saúde. Ele pretende fortalecer e ampliar a Atenção Primária em Saúde, descentralizar as ações e serviços, como as análises clínicas, para as sedes dos distritos, criar o Programa Saúde na Hora, oferecendo ações de saúde em horários mais flexíveis nas Unidades Básicas de Saúde, como horários noturnos, para diminuir filas na Unidade de Pronto Atendimento e emergências hospitalares, além de reativar o programa “Saúde + Perto de Você”, oferecendo serviços de saúde nos pontos e áreas de maior demanda no município, com caravanas multiprofissionais nos bairros e distritos, visando melhorar o acesso da população aos serviços essenciais. Gomes quer ainda desenvolver um Programa de Atenção Integral ao Autismo: Criar e implementar um programa municipal focado na atenção integral às pessoas com TEA, com o objetivo de garantir o diagnóstico precoce, o tratamento contínuo e o suporte às famílias.
Para os animais ele pretende estruturar o “castramóvel”, com um programa de castração itinerante que visite todos os bairros da zona urbana e comunidades da zona rural.
Na Educação, Eugênio destaca que quer ampliar e efetivar a carga horária dos professores concursados de 100 para 200 horas-aula, realizar reformas nas escolas com o intuito de atender às especificidades da educação infantil, universalizar o acesso à educação infantil. Garantir que todas as crianças de 0 a 5 anos tenham acesso a creches e pré-escolas e criar o Programa Quixeramobim Universitário e buscar parcerias com Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas, visando transformar Quixeramobim em um polo universitário.
Na Assistência Social, o candidato pretende fazer a reestruturação e ampliação dos CRAS: reformar e equipar os Centros de
Referência de Assistência Social (CRAS) existentes, além de criar novas unidades em regiões que ainda não possuem cobertura. As novas unidades serão projetadas para oferecer um atendimento mais amplo e integrado, incluindo atividades educativas, culturais e esportivas, e ainda restabelecer os serviços do CRAS Itinerante na sede dos distritos, viabilizando a oferta destes serviços mais próximos aos moradores.
Eugênio quer criar um Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), garantindo equipe multiprofissional e insumos de trabalho, visando uma melhor efetivação da proteção e promoção dos direitos das mulheres. o CRAM promoverá a integração de serviços de saúde, assistência social, educação, qualificação profissional, inclusão produtiva e geração de renda, além de proporcionar acesso a assessoria jurídica para as mulheres. Outra proposta é ampliar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a Pessoa Idosa: Estender a oferta desse serviço para os bairros e distritos que ainda não o possuem, garantindo acesso e inclusão para todos os idosos, e promovendo atividades que fortaleçam a convivência e o bem-estar da população idosa.
Na área da Indústria, Comércio, Emprego e Renda, o candidato quer criar um Centro de Inclusão Produtiva (CIP): estabelecer um centro voltado para a capacitação profissional e geração de renda. O CIP oferecerá cursos técnicos, oficinas de empreendedorismo e apoio para a criação de pequenos negócios, além de espaços para a comercialização de produtos locais. Iniciar o Programa Jovem Emprego, voltado para facilitar a entrada de jovens no mercado de trabalho, oferecendo estágios, treinamentos e oportunidades de primeiro emprego. Ele pretende ainda incentivar e organizar feiras livres comunitárias para conectar pequenos produtores diretamente com consumidores. Estas feiras serão estruturadas para promover a venda de produtos locais, oferecendo uma plataforma acessível para que os produtores possam expor e comercializar suas mercadorias, enquanto os consumidores terão acesso a produtos frescos e de qualidade diretamente de quem o produz.
Na Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Eugênio afirmou que vai implementar um plano abrangente para a limpeza urbana em Quixeramobim, incluindo a modernização dos equipamentos e das condições de trabalho dos profissionais de limpeza. Além disso, promover campanhas de conscientização ambiental para engajar a comunidade na preservação e melhoria dos espaços públicos. O objetivo é criar um ambiente urbano mais limpo, saudável e agradável para todos os moradores. Buscar recursos, por meio de parcerias com o Governo Federal e o Governo Estadual, para a melhoria e requalificação das estradas vicinais, utilizando técnicas de “abaulamento”. Ele quer ainda implantar um Pórtico de entrada em Quixeramobim, com o objetivo de criar uma identidade visual marcante e acolhedora para visitantes e moradores.
Ele pretende ainda revisar e otimizar o uso integral da Rodoviária Municipal: Conduzir um processo participativo para discutir com a população e empresas de transporte intermunicipais os respectivos pontos de embarque e desembarque, visando otimizar a funcionalidade do terminal.
Na Segurança Pública e Mobilidade Urbana, o candidato propõe estabelecer um órgão municipal dedicado à segurança pública, cuja missão será coordenar e integrar as ações de segurança dentro do município. Instituir uma força de segurança municipal por meio da realização de um concurso público específico, visando a criação da Guarda Municipal. Ele garantiu ainda que vai articular junto ao Governo do Estado a viabilidade da implantação da Delegacia 24h e da Delegacia da Mulher.
Para o Desenvolvimento Agrário, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Eugênio Gomes afirmou em seu Plano de Governo que implementará o Programa “Hora de Plantar”, que proporcionará incentivos para o preparo da terra e o plantio adequado, garantindo que as áreas sejam preparadas e cultivadas no momento oportuno. Ele vai ainda, criar o Programa “Hora de Colher”, que fornecerá lonas para silagem, facilitando o armazenamento correto das colheitas e garantindo a preservação dos produtos, além de incentivar e fortalecer as feiras de agricultura familiar, agroecologia e economia solidária, promovendo a comercialização e valorização dos produtos locais e incentivando o desenvolvimento sustentável.
E por fim, na Administração e Gestão da Máquina Pública, o candidato pretende planejar e executar concursos públicos com base em estudos técnicos, visando preencher as vagas disponíveis em diversas áreas da administração municipal e assegurar a contratação de profissionais qualificados. Criar um calendário regular de pagamentos para servidores ativos e inativos, promovendo previsibilidade e organização financeira para todos os colaboradores da Prefeitura e melhorar o funcionamento do Serviço de Ouvidoria, para acelerar o atendimento e a resolução das demandas da população.
Acompanhe tudo o que foi proposto pelo candidato na íntegra em seu Plano de Governo clicando AQUI.