O governador do Ceará, Elmano de Freitas, recebeu nesta quarta-feira, 27, o grupo de empresários da Value Global Group para tratar do projeto estratégico de construção de um Porto Seco em Quixeramobim. O encontro, realizado no Palácio da Abolição, contou com a presença do prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, do vice-prefeito, Edmilson Júnior, do deputado estadual, Osmar Baquit, do secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade, Afrânio Feitosa, além de outros representantes da Secretaria de Desenvolvimento do Estado.
O projeto do Porto Seco, um terminal intermodal de cargas, busca integrar o município ao sistema logístico nacional por meio da Ferrovia Transnordestina, em fase de construção no Sertão Central, facilitando o escoamento de mercadorias e atraindo novos investimentos para a região. A chegada da empresa na cidade conta com prospecção e incentivos fiscais do Governo do Ceará. O investimento é de cerca de R$ 500 milhões e tem capacidade de gerar 300 empregos diretos e outros mil indiretos.
“O espaço vai contribuir para ampliar a movimentação de cargas do Ceará para outros países. Será um importante incremento na infraestrutura logística do estado, se somando à ferrovia Transnordestina e ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém”, destacou Elmano de Freitas.
O projeto é resultado de uma política desenvolvimentista implementada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), e visa transformar Quixeramobim em um importante hub logístico. O espaço terá posto de combustível multisserviço, geração de energia renovável, estruturas para carga e descarga da ferrovia Transnordestina, pátio de minérios, armazenagem de grãos, condomínio logístico para parceiros, dentre outras estruturas. O complexo servirá de ligação entre o Ceará e outros destinos na comercialização de produtos.
Ricardo Azevedo, CEO da Value Global Group, destacou a relevância da infraestrutura local, incluindo a nova ferrovia Transnordestina e o Porto do Pecém como fatores decisivos para a escolha da cidade. “Desde o início a Secretaria do Desenvolvimento Econômico nos convidou para a operação, nos atendeu e fez a interligação com município de Quixeramobim e mostrou a vantagem econômica. Então, a viabilidade econômica fez com que a gente viesse para cá”, explicou.
As tratativas foram iniciadas no segundo semestre de 2023 com o apoio da SDE e a participação direta da Transnordestina. A expectativa é que o empreendimento gere um faturamento anual de cerca de R$ 300 milhões após sua conclusão.
Leia mais sobre o Porto Seco:
Área em que Porto Seco será construído em Quixeramobim é 6 vezes o tamanho da Arena Castelão
Área onde será instalado porto seco de Quixeramobim está sendo preparada para terraplanagem
Cirilo Pimenta recebe gerente regional da Vibra, empresa que deve se instalar no Porto Seco de Quixeramobim