O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), voltou a adotar um tom firme no enfrentamento às organizações criminosas que atuam no estado. Em publicação feita na rede social X (antigo Twitter), na tarde deste domingo, 9, o chefe do Executivo estadual afirmou ter determinado à polícia cearense que avance contra as facções “com a força que for necessária”.
“Minha determinação para nossa polícia é ir cada vez mais para cima dessas facções, que hoje atuam em todo país. Com a força que for necessária. Quem ameaçar nossa população deve receber resposta à altura, dentro da lei. Nossas tropas terão sempre meu apoio nessa luta. Vamos vencer”, escreveu Elmano.
A declaração se soma a outras manifestações recentes do governador com o mesmo teor. Na última terça-feira, 4, Elmano afirmou que, em confrontos entre policiais e criminosos, prefere que os suspeitos morram. “É necessário muitas vezes fazer o confronto, e eu já disse algumas vezes: em confronto da Polícia Militar com o bandido, que morra o bandido, e o policial militar possa ter sua vida preservada”, declarou.
No fim de outubro, o governador já havia elogiado uma operação da Polícia Militar em Canindé, que resultou na morte de sete suspeitos. Segundo a polícia, os agentes foram acionados após denúncias de homens armados na região e, ao se depararem com os suspeitos, foram recebidos a tiros, o que desencadeou o confronto. As autoridades informaram que os mortos pertenciam à facção Comando Vermelho (CV).
Na ocasião, Elmano celebrou o desfecho da ação: “Nenhum policial morto. Nenhum inocente alvejado. A população protegida. Parabéns à nossa Polícia Militar do Ceará!”, publicou.
A postura do governador cearense também recebeu apoio de outros líderes políticos. No mesmo dia da operação em Canindé, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), parabenizou Elmano publicamente: “Parabenizo os policiais do Ceará e o governador Elmano de Freitas (PT) pela coragem e determinação no enfrentamento ao crime organizado”.

