Um caso de gripe aviária foi confirmado em Quixeramobim, no Sertão Central, conforme análise realizada pelo laboratório do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A ocorrência foi registrada em uma pequena propriedade localizada no limite com o município de Madalena. A informação foi confirmada ao Sistema Maior de Comunicação por um agente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri).
De acordo com as autoridades sanitárias, a criação de aves na residência atingida era voltada para subsistência, ou seja, consumo próprio, sem fins comerciais. O episódio acende um sinal de alerta, principalmente por se tratar de uma criação doméstica, onde o controle sanitário é menos rigoroso.
A Adagri orienta os moradores da região a redobrarem a atenção. Em caso de mortalidade súbita ou comportamento incomum das aves, é fundamental acionar imediatamente os órgãos de defesa agropecuária, evitando riscos de disseminação.
Ainda de acordo com informações repassadas a nossa equipe, a Adagri acompanha o caso, já isolou o local e toma medidas para controlar qualquer possibilidade de disseminação.
Em junho deste ano o município registrou um caso suspeito, mas que foi descartado.