A Prefeitura de Quixeramobim, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), promoveu nessa terça-feira, 8, uma reunião estratégica voltada para o fortalecimento das políticas agrárias na região do Sertão Central.
O encontro teve como pauta principal o apoio produtivo à cadeia leiteira local, além do estabelecimento de novas parcerias institucionais, que deverão ser oficializadas e divulgadas em breve.
Participaram da reunião o superintendente do Idace, João Alfredo; o superintendente do Incra no Ceará, Erivando Sousa; o prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta; o coordenador do escritório regional do Idace no Sertão Central, Davi Soares; a liderança local Toninho, do MST, além de integrantes da equipe técnica do Idace, que vem atuando nos trâmites para iniciar o processo de regularização fundiária em todo o território municipal.
O escritório regional do Idace, sediado em Quixeramobim, atende a dez municípios do Sertão Central cearense, com foco na resolução de pendências cadastrais e na promoção da cidadania agrária. O trabalho é voltado à garantia do direito à terra e ao estímulo ao desenvolvimento rural sustentável.
Uma das ações de destaque recentes do Idace no município foi a imissão de posse da antiga Fazenda Cipó, em maio de 2024, com a presença do governador Elmano de Freitas e do secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz. A área, que passou a se chamar Assentamento Nova Jerusalém, beneficiou cerca de 40 famílias, em um território de 3,5 mil hectares, conforme laudo técnico de vistoria e avaliação.
A medida representa um avanço importante para a segurança jurídica dos agricultores e para a manutenção da cadeia produtiva do leite, tradicional na economia local. O processo integra uma política mais ampla de promoção do bem viver no campo, com foco na inclusão social, na produção sustentável e no fortalecimento do setor agropecuário do Ceará.
Além da atuação direta no campo da regularização fundiária, o Idace, por meio do escritório em Quixeramobim, também colabora com a Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará), promovendo assistência técnica e incentivando o desenvolvimento rural por meio de políticas públicas integradas.
Ver essa foto no Instagram