A Casa de Antônio Conselheiro participa, de 23 a 27 de outubro, na cidade histórica baiana de Canudos, da programação da 5ª Feira Literária Internacional de Canudos (Flican), que tem como tema “O Sertão Vai Virar Arte: Viva o Povo Brasileiro, Literatura e Tradições Populares – Viva Canudos!”. Participam da programação, o gestor do equipamento, Pedro Igor Pimentel, e o escritor Bruno Paulino, apresentando o livro “Relatório da expedição Pedro Wilson a Canudos e o romance histórico sangue não lava a honra”, do qual assinam a organização. A mesa intitulada “Ciranda de Palavras” terá início às 17h30 do dia 24, no Auditório José Calasans e será seguida de uma sessão de autógrafos.
Em 22 de janeiro de 1952, o advogado Pedro Wilson Mendes foi assassinado de forma violenta em um tocaia montada pelo “colega” de profissão, Francisco Carvalho Pereira. A morte ganhou repercussão em Fortaleza e foi amplamente noticiada pela mídia. Pedro Wilson, no entanto, já tinha espaço no meio jornalístico antes. Para além de seu trabalho no meio jurídico, realizou uma expedição de Quixeramobim a Canudos, para trilhar, contar e documentar a trajetória de Antônio Conselheiro, com todo o processo sendo publicado por partes na imprensa do Ceará.
É com base nas duas narrativas que se estrutura o livro de Mário Mendes Júnior, intitulado “Relatório da Expedição de Pedro Wilson a Canudos e o Romance Histórico Sangue Não Lava a Honra”.
O lançamento do livro, ocorrido em março deste ano, foi uma ação inédita da Casa de Antônio Conselheiro, equipamento da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT-CE), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), e contou com o apoio da RECE.
A 5ª Flican é promovida pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria de Cultura do Estado, do Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC) e da Prefeitura de Canudos. A programação acontece no Campus Avançado de Canudos e em pontos históricos da cidade, como o Parque Estadual de Canudos, o Memorial Antônio Conselheiro, o Museu João de Régis, o Museu Manoel Travessa, o Mirante do Conselheiro e o Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC).
Serviço
Ciranda de Palavras: Relatório da expedição Pedro Wilson a Canudos e o romance
histórico sangue não lava a honra
Dia: 24 de outubro
Horário: 17h30 às 19h
Local: Auditório José Calasans – Canudos/BA