Na manhã dessa quarta-feira, 26, os integrantes da Chapa 2 – Uma Medicina para Todos, do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (CREMEC), realizaram uma visita ao município de Quixeramobim, no Sertão Central. Na ocasião, eles estiveram no Sistema Maior de Comunicação e participaram do programa Ponto de Vista, para detalhar as propostas que visam fortalecer a entidade no Estado. A escolha da chapa acontecerá no mês de agosto.
Estiveram presentes os médicos Roberto da Justa, infectologista, Ricardo Sidou, pediatra e intensivista, Alciléia Leite, neonatologista e Liduina Rocha, obstetra.
A chapa que tem como lema “Ética, Ciência e Cidadania”, destaca a sua construção coletiva com 40 médicos atuantes e a utilização da tecnologia como aliada nesse contexto. O maior propósito do grupo é “promover uma medicina inclusiva, ética e transparente.”
Dentro dos 20 compromissos da chapa 2, destacam-se a Isonomia, que visa “Garantir o cumprimento das prerrogativas previstas em Lei, impedindo o atrelamento a qualquer tendência com matiz político-partidária”, e a Interiorização, que objetiva “Capilarizar a atuação com a criação de duas Seccionais (do Sertão Central e do Litoral Leste/Jaguaribe), dar suporte aos delegados regionais, estruturar salas de videoconferência e ainda implementar as Representações Virtuais em municípios com mais de 15 municípios.”
Além disso, a diversidade e a paridade de gênero também faz parte das propostas da chapa, que compreende a relevância do equilíbrio representativo em qualquer esfera da medicina.
Ricardo Sidou falou sobre a necessidade de ouvir os colegas médicos e atender as suas demandas em relação a assistência a população local. “Essa é a nossa grande intenção. A nossa capa tem o desejo de se aproximar do médico, ir ao médico. A capilarização no interior do estado”, afirmou o pediatra.
A obstetra Liduina Rocha, destacou a “potência do diálogo na construção do que é melhor na prática médica” e afirmou que em torno de 25% dos médicos moram e atuam no interior. “O exercício ético dessa regulação é olhar para a ciência, olhar para as melhores evidências, e aplicar de forma singular e individualizada em cada contexto”, disse ela.
As votações para a escolha da chapa irão ocorrer nos dias 14 e 15 de agosto, das 8h às 20h, exclusivamente pela internet no endereço eletrônico www.eleicoescrms.org.br.
Para conhecer outras propostas da Chapa 2, visite: https://chapa2cremec.com/.
Acompanhe a entrevista na íntegra: