A Prefeitura de Quixeramobim, em conjunto com as secretarias de Saúde e Educação, demonstra liderança na promoção de cuidados de saúde de alta qualidade ao estabelecer uma parceria com o “Programa Angels”. A iniciativa global, coordenada pela farmacêutica Boehringer Ingelheim e com apoio da World Stroke Organization, abrange duas frentes: a organização de serviços de saúde no atendimento aos pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o ensino de crianças sobre os sintomas e a importância do rápido atendimento por meio do projeto “Fast Heróis”.
Com a implementação do ‘Fast Heróis’ na grade curricular e o preparo adequado dos serviços de saúde para encaminhar e tratar o AVC, Quixeramobim se torna a primeira ‘Cidade Angels’ do Ceará e do Nordeste e a sexta do Brasil, sendo Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, a primeira localidade a receber esse título.
Isso quer dizer que o município está 100% capacitado em prestar atendimento holístico aos pacientes com AVC. Para isso, a localidade deve possuir: um hospital de referência certificado pela Iniciativa Angels, o que confere qualificação de atendimento, a implementação do protocolo de acompanhamento do paciente, treinamento de UPAs, UBS e a certificação Angels do SAMU que cumpre rigorosos critérios de atendimento e estas, ao identificar um caso, fazem o direcionamento adequado para o centro referenciado o mais rápido que puderem- além de implementar o “Fast Heróis” na grade curricular de ensino.
Nesta quarta-feira, 4 de dezembro, às 09h acontece no Auditório da UNIQ (Av. Dr. Joaquim Fernandes, 661 – Centro) a cerimônia de entrega da certificação de ´Cidade Angels”. Estarão presentes Dra. Thais Melo, diretora médica da Boehringer Ingelheim, bem como autoridades locais.
A presidente da Boehringer Ingelheim no Brasil, Andrea Sambati, expressa seu entusiasmo com esta parceria, destacando o compromisso da cidade em melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos. “Como brasileira, me sinto muito orgulhosa por ter mais um munícipio no Brasil certificado como ‘Cidade Angels’. Isso significa que os seus cidadãos estão em uma cidade preparada para o atendimento de AVC do pré ao pós-hospitalar, com atendimento padrão ouro, garantindo mais saúde para a população. O AVC é hoje a principal causa de incapacidade e uma das maiores causas de morte no Brasil e no mundo. Parcerias como esta garantem que, juntos, estamos construindo um futuro com maior potencial para todos”, afirma a executiva.
Fast Heróis: capacitação e rápido atendimento iniciando com a educação das crianças
O programa “Fast Heróis” se destaca por sua abordagem inovadora, visando a capacitação e o pronto atendimento aos pacientes desde o início, através da educação das crianças. A partir de 2024, o treinamento será incorporado ao currículo escolar, abrangendo todos os alunos da 3ª série do ensino fundamental, que serão ensinados, de maneira lúdica, a identificar os principais sintomas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
O treinamento educacional lúdico enfatiza a importância de prestar socorro de forma rápida ao paciente, reduzindo assim as possíveis sequelas e mortes decorrentes de um AVC. Tal abordagem é particularmente relevante considerando a conexão única entre as crianças e seus avós, uma vez que a prevalência é significativamente maior em pessoas com mais de 55 anos de idade¹.
Mais de 2300 crianças de 36 escolas municipais da cidade já foram treinadas em 2024. A expectativa é que no próximo ano toda a rede municipal de ensino receba o programa, contribuindo para um futuro mais consciente e seguro em relação ao AVC.
Hospital Regional do Sertão Central (HRSC): Referência no tratamento de AVC
O Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), localizado em Quixeramobim, destaca-se como unidade de referência para o tratamento de Acidente Vascular Cerebral na região. Situado na Estrada do Algodão (CE-060), o hospital desempenha um papel fundamental ao oferecer suporte especializado e atendimento rápido e qualificado à população.
Certificado pela Iniciativa Angels, o HRSC foi o segundo hospital premiado no Brasil pela Iniciativa Angels ainda em 2019, e desde então cumpre os mais altos padrões internacionais de qualidade e desempenho clínico no cuidado ao AVC recebendo a premiação em todos os anos subsequentes (2020-2024), reforçando seu reconhecimento como centro de excelência. Equipado com uma equipe altamente qualificada e infraestrutura especializada, o hospital é capaz de garantir um atendimento ágil e eficaz, essencial para pacientes em situações críticas.
O compromisso do HRSC com a excelência clínica é evidenciado pela adesão rigorosa a protocolos de qualidade e pelo monitoramento contínuo de indicadores de desempenho. Esse esforço constante consolida o hospital como modelo de boas práticas no tratamento de AVC e reforça o status de Quixeramobim como uma “Cidade Angels”, beneficiando diretamente a saúde e o bem-estar da comunidade do Sertão Central.
Matéria relacionada:
Crianças do ensino fundamental de Quixeramobim viram super-heroínas e ajudam a reduzir danos do AVC em suas famílias