No último dia 30 de abril, a Secretaria de Esporte do Estado – SESPORTE, promoveu no auditório da FA7, em Fortaleza, a III Conferência Estadual de Esporte, evento este que escolheu os 50 delegados que representarão o Ceará na III Conferência Nacional de Esporte, em Brasília nos dias 3, 4 e 5 de junho de 2010.
O evento tem como objetivo elaborar as políticas públicas que serão consolidadas no Plano Decenal do Esporte e Lazer, estabelecendo linhas estratégicas, ações, metas e prazos para o esporte e lazer no país nos próximos 10 anos. Na ocasião, serão aprovadas as propostas elaboradas durante as conferências regionais. A etapa estadual reuniu cerca de 560 delegados das diversas regiões, entre representantes de associações e federações esportivas cearenses, gestores municipais, atletas, professores e coordenadores de instituições de ensino superior ligadas ao esporte.
Durante o mês de abril, a etapa estadual contou com conferências locais divididas em seis macrorregiões – Litoral Oeste/ Maciço de Baturité; Região Norte/Ibiapaba; Cariri/Centro Sul; Região Central; Litoral Leste/Região Metropolitana e Sertão dos Inhamuns. Para o secretário do Esporte do Estado, Ferruccio Feitosa as conferências regionais “multiplicaram as possibilidades de articulação entre as esferas de governo e os diversos segmentos sociais e, ao mesmo tempo, possibilitaram o engajamento e a participação da população na construção de uma política estadual e nacional do esporte”, afirmou.
A professora Soraya Maria Bezerra Coutinho, foi escolhida entre os participante para representar o estado do Ceará, na Conferência Nacional. Ligada ao esporte, conhecedora e batalhadora pela causa do esporte local e regional, Soraya parte agora rumo a Brasília com o compromisso maior de concretizar propostas de melhorias para o esporte no País.
Com o tema “Plano Decenal do Esporte – 10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais”, a Conferência Nacional do Esporte tem se constituído num espaço de mobilização de diversos segmentos do esporte, proporcionando o diálogo da sociedade civil com o Estado para a proposição e controle de políticas sociais no esporte. A conferência aponta para a concretização do esporte e lazer nas agendas das políticas públicas estruturadoras.
O evento ainda aprovará os subsídios para construção do Plano Decenal do Esporte e dará consistência à Política Nacional do Esporte, reafirmando princípios e diretrizes já aprovadas nas conferências anteriores. Serão estabelecidas linhas estratégicas, suas ações, metas e prazos para consolidar o esporte como política de Estado nos próximos dez anos. Dentre as linhas estratégias: Sistema Nacional de Esporte e Lazer, Formação e Valorização Profissional, Esporte, Lazer e Educação, Esporte, Saúde e Qualidade de vida, Ciência, Tecnologia e Inovação, Esporte de Alto Rendimento, Futebol, Financiamento do Esporte, Infraestrutura esportiva, Esporte e Economia.
Postado por: Jornalismo – SMC