Os professores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) decidiram suspender a greve iniciada há cerca de quatro meses, em assembleia realizada na manhã de ontem, no Campus do Itaperi. Os profissionais colocaram-se à disposição para retornar às aulas já a partir da próxima segunda-feira, em decorrência da necessidade de reposição dos dias letivos perdidos durante o segundo semestre de 2014, faltando para tanto o aval da direção da instituição.
Apesar de terem interrompido a paralisação, os professores resolveram permanecer em estado de greve, como forma de pressionar o governador Camilo Santana a cumprir todos os pontos prometidos durante audiência com o sindicato, realizada no último dia 6.
Na oportunidade, ficou acertada a realização de concurso público emergencial com 249 novas vagas para professor efetivo nas três universidades estaduais do Ceará, sendo 120 destinadas à Uece.
Outras 67 vagas serão reservadas à Universidade Vale do Acaraú (UVA), enquanto as 62 restantes devem ser encaminhadas para a Universidade Regional do Cariri (Urca).
Os docentes da UVA e da Urca, que também haviam aderido à paralisação, permanecem de braços cruzados, devendo decidir os rumos da greve em assembleia, ainda sem data para ser realizada.
Outro ponto definido na reunião com o governador foi a nomeação imediata de outros 31 professores para as três universidades, que já haviam sido selecionados em certame anterior, mas não foram convocados. Também ficou acordada a realização de um concurso público de 192 vagas destinados à contratação de servidores técnicos e administrativos, sendo 135 para a Uece. (Fonte: Diário do Nordeste)