O jovem Robson Diêgo Costa Gustavo, aluno da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira, em Quixeramobim, foi destaque na 7ª edição do concurso de redação “Enem Chego Junto, Chego a 1.000”, promovido pela Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) em parceria com a Fundação Demócrito Rocha (FDR).
Durante cerimônia realizada nesta quarta-feira, 10, em Fortaleza, Robson recebeu a premiação pelo 2º lugar estadual, conquistada com sua produção textual orientada pela professora Ana Virgínia Domingos de Oliveira. Como reconhecimento, o estudante foi contemplado com um smartphone e um notebook, enquanto sua professora também recebeu um smartphone.
O concurso, que busca incentivar a escrita de textos dissertativo-argumentativos e preparar os alunos da rede pública para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), reuniu 66.032 redações. Destas, 14.360 concorreram efetivamente à premiação, abordando o tema sorteado: “O professor brasileiro: combate ao adoecimento mental e físico dos profissionais da educação”.

Além de Robson, o primeiro lugar ficou com Nayon Duarte Vieira, da EEEP Wellington Belém de Figueiredo, em Nova Olinda, e o terceiro com Cailane Araújo Monteiro, do Colégio da Polícia Militar General Edgard Facó, em Fortaleza.
Todos os 23 finalistas receberam smartphones, e suas produções serão publicadas no livro “Redação Enem: Chego Junto, Chego a 1.000 – edição 2025”, que será distribuído às escolas da rede pública estadual.
O concurso ocorre em três fases: escolar, regional e estadual.

