Em celebração ao Novembro Negro, a Casa de Antônio Conselheiro participa da terceira edição do Festival Afrocearensidades, que neste ano tem como tema “Encruzilhadas, Memórias e Bem-Viver”. A iniciativa é realizada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Igualdade Racial (Seir) e da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), e reafirma o compromisso com a valorização da cultura afro-brasileira e o fortalecimento das políticas de igualdade racial no estado.
Em Quixeramobim, a programação acontece de 15 a 27 de novembro, reunindo atividades formativas, rodas de conversa, apresentações culturais e ações em parceria com diferentes instituições e grupos, promovendo o diálogo entre arte, memória e identidade. As ações envolvem também o Quilombo Mearim, importante território de resistência no Sertão Central, que recebe parte das atividades.
Entre os destaques, estão o lançamento do curta-metragem “Orí que Guia”, primeira produção documental da Casa de Antônio Conselheiro; a realização da 13ª Feira de Capoeira do Sertão Central (FECASC); o bate-papo “Abdias do Nascimento, uma história Afro-Atlântica”, com Elisa Larkin Nascimento; além do lançamento do cordel “Mearim e as coisas mais bonitas deste mundo!”, de Cozinho de Açúcar.
Toda a programação é gratuita e aberta ao público, reforçando o compromisso da Casa de Antônio Conselheiro com a difusão das expressões afro-brasileiras e o fortalecimento das redes culturais no Ceará.
SERVIÇO
Afrocearensidades 2025 – “Encruzilhadas, memórias e bem-viver”
Data: De 15 a 27 de novembro
Local: Casa de Antônio Conselheiro e Quilombo Mearim – Quixeramobim/CE
Programação gratuita e classificação livre
15 de novembro – Sábado
16h – Abertura da 13ª Feira de Capoeira do Sertão Central (FECASC): “Aprendendo a Empreender com a Capoeira”
Organização: Mestre Lula (Quixeramobim)
16h30 – Empreendedorismo dentro da capoeira, a importância do desenvolvimento cultural e a geração de renda através da arte, com Mestre Pedro (Fortaleza)
18h – Como estimular a criatividade no empreendimento, com Contramestre Peixeira (Fortaleza)
19h – Roda de Samba com Mestre John (Madalena)
18 de novembro – Terça-feira
19h – 2º Torneio Escolar de Capoeira
Local: Casa de Antônio Conselheiro
19 de novembro – Quarta-feira
15h – Bate-papo “Abdias do Nascimento, uma história Afro-Atlântica”, com Elisa Larkin Nascimento
Local: Quilombo Mearim
17h30 – Lançamento do cordel “Mearim e as coisas mais bonitas deste mundo!”, de Cozinho de Açúcar
20 de novembro – Quinta-feira
19h – Lançamento do curta-metragem “Orí que Guia” na 3ª edição do Quixeafro
Local: Ilê Asé Omo Inã Ayra (terreiro de candomblé em Quixeramobim)
Sinopse:
“Orí que Guia”, primeira produção documental da Casa de Antônio Conselheiro, acompanha a primeira iniciação de Candomblé realizada no Sertão Central Cearense, no Ilê Asé Omo Inã Ayra. Por meio de entrevistas e registros dos rituais e preparativos, o curta-metragem destaca a força da fé, da ancestralidade e da coletividade que sustentam a casa. A obra marca um momento simbólico para a região, reafirmando a presença e a valorização das tradições afro-brasileiras no Ceará.
24 a 27 de novembro
Curso básico – Produção de Pães e Salgados
Carga horária: 20h
Horário: 13h às 17h
Local: Quilombo Mearim (Distrito de Lacerda)

