Para garantir o aprimoramento permanente da prestação de serviços judiciais, a Corregedoria-Geral da Justiça do Ceará (CGJ-CE) realizou, esta semana, mais uma rodada de visitas do programa “Corregedoria Mais Perto”. As Comarcas de Banabuiú, Quixadá, Quixeramobim e Senador Pompeu receberam a equipe da CGJ-CE.
Nesta quarta-feira, 9, a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Marlúcia de Araújo Bezerra, e a equipe da CGJ-CE conversaram com profissionais que atuam no Fórum Desembargador José Pires de Carvalho, na Comarca de Quixeramobim, pela manhã. À tarde, a comitiva visitou o Fórum Doutor Francisco Barroso Gomes, na Comarca de Senador Pompeu.
Para o juiz Wesley Sodré Alves de Oliveira, titular da 1ª Vara de Quixeramobim, “é louvável a iniciativa da Corregedoria de Justiça em aproximar-se da realidade local, presenciando os desafios a serem superados, ouvindo sugestões e contribuindo para que, conjuntamente, seja aprimorada a atuação do Poder Judiciário em benefício de todos os jurisdicionados”.
A agenda de compromissos desta semana começou na segunda-feira, dia 7 de julho, com visita ao Fórum Escritora Rachel de Queiroz, em Banabuiú, e à Unidade Prisional de Quixadá. Já nessa terça-feira, 8, a equipe do “Corregedoria Mais Perto” continuou na Terra dos Monólitos e realizou atividades no Fórum Desembargador Avelar Rocha e no Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Quixadá, que funciona na sede local da Casa da Mulher Cearense.
“Quero agradecer à Corregedoria-Geral de Justiça pela belíssima iniciativa e esse projeto fantástico, que aproxima não só o órgão de correição dos seus juízes, como também dos servidores. Dois dias intensos, onde visitamos a antiga comarca vinculada de Banabuiú e toda a sua infraestrutura, fomos ao Núcleo de Custódia e ao Juizado de Violência Doméstica de Quixadá, e tivemos uma reunião ampla com todos os servidores e juízes da região, num processo de muito diálogo, uma escuta ativa, onde manifestamos não só as nossas críticas, bem como trouxemos importantes informações para que possamos melhorar o serviço prestado pelo Tribunal de Justiça do Ceará. Quem ganha é o jurisdicionado”, avaliou o juiz Welithon Alves de Mesquita, titular da 1ª Vara Criminal e diretor do Fórum de Quixadá, que congrega as Comarcas de Banabuiú, Choró, Ibaretama e Ibicuitinga.
A juíza auxiliar da CGJ-CE, Flávia Setúbal de Sousa Duarte, falou sobre a passagem da equipe pela região. “Tivemos a oportunidade de vivenciar mais um importante momento do programa, visitando a bela cidade de Quixadá, onde fomos recebidos por valorosos colegas magistrados de toda a região e servidores. Foi um momento de aproximação, diálogo, escuta, compartilhamento e orientação, sempre com o compromisso de buscarmos uma melhor prestação jurisdicional. Parabenizo a desembargadora Marlúcia, nossa corregedora, pela coordenação do ‘Corrregedoria Mais Perto’, sempre destacando o papel não só disciplinar, mas, em especial, o viés pedagógico necessário ao alinhamento de um bom trabalho”.

Além da desembargadora Marlúcia de Araújo Bezerra e da juíza Flávia Setúbal, compuseram a equipe da CGJ-CE a juíza Ana Kayrena da Silva Freitas e os juízes Felipe Augusto Rola Pergentino Maia, Wildemberg Ferreira de Sousa e Gúcio Carvalho Coelho, que também atuam como auxiliares da Corregedoria, além da servidora Olga Batista Guedes, diretora do gabinete da Corregedoria.
Saiba mais
Lançado em março deste ano, o “Corregedoria Mais Perto” é organizado pela Diretoria-Geral da CGJ-CE (que tem à frente Maria Cristiane Meireles) e conta com divulgação mensal. Além de orientar e fiscalizar os serviços judiciais e extrajudiciais em âmbito estadual, o órgão realiza processos administrativos e avalia o desempenho de juízas e juízes, bem como de secretarias de vara e de outras unidades, com o intuito de zelar pelo funcionamento adequado do Poder Judiciário do Ceará.
A iniciativa teve início na Comarca do Crato. A segunda rodada, em abril, contemplou Baturité, Mulungu, Pacoti e Redenção. O cronograma continuou em maio com as Comarcas de Aracati, Jaguaruana e Beberibe.
