Nessa terça-feira, 2 de julho, a Academia Quixeramobinense de Letras, Ciências e Artes (AQUILETRAS) realizou uma eleição online para definir a nova diretoria que conduzirá a instituição no biênio 2024-2025. A professora Goreth Pimentel foi eleita presidente em uma votação unânime, com 16 votos a favor.
Natural de Quixeramobim, Maria Goreth Pimentel é uma pesquisadora dedicada à história de Antônio Conselheiro e à experiência de Canudos. Além de ser uma poetisa em seu tempo livre, ela tem uma vasta experiência na área da educação, tendo ocupado cargos de professora, coordenadora e diretora escolar, além de atuar como tutora em cursos superiores em diversas instituições, tanto públicas quanto privadas.
Goreth é licenciada em Pedagogia pela FECLESC e em Letras pela URCA. Ela possui especializações em História do Ceará pela UECE, em Gestão Escolar pela UDESC, em Gestão da Educação Pública pela UFJF e é pós-graduada em Educação Global, Construção da Cidadania e Inteligências Humanas pela FADIRE.
Em reconhecimento à sua contribuição para a educação no município, Goreth Pimentel recebeu a Medalha Antônio Conselheiro, concedida pela Câmara Municipal de Quixeramobim. Ela assume a presidência da AQUILETRAS sucedendo a professora Cláudia Oliveira.