Os conselhos Gestor e Fiscal da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) realizaram a 132ª reunião ordinária na Fazenda Normal, em Quixeramobim, nessa quinta-feira, 30. O encontro, conduzido pelo presidente do colegiado, o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz, debateu políticas públicas destinadas à convivência com o semiárido.
Para Moisés Braz, a ideia foi traçar perspectivas para um cenário climático considerado “desanimador”. “Há a expectativa, de acordo com a Funceme, de um período de menos chuvas, por interferência do El Niño, e tratar sobre esse assunto garante que a nossa secretaria busque alternativas para um convívio com o clima”, pontuou o secretário da SDA.
Durante o encontro, o titular da SDA entregou um trator para a Fazenda Normal, que é uma Unidade de Treinamento Agrícola de propriedade da Ematerce. O equipamento vai contribuir para as atividades desempenhadas no espaço, que possui unidades demonstrativas didáticas de culturas agrícolas, como bovinocultura, ovinocultura e apicultura.
Após a reunião, os participantes visitaram a estrutura da Fazenda Normal, referência como centro de pesquisa para o campo. “Esta segunda parte foi um momento extraordinário onde todos puderam conhecer a estrutura do local e as práticas de convivência com o semiárido. Espero que todos possam levar o aprendizado das tecnologias adotadas aqui e as experiências exitosas desempenhadas pelos nossos colaboradores, no sentido de fortalecimento da renda, produção e de convívio com o semiárido. Que a gente possa ter uma agricultura familiar consolidada que gere renda, emprego e traga melhores condições de vida para as pessoas que habitam o meio rural do nosso Ceará”, destacou o presidente da Ematerce, Inácio Mariano.
Além dos integrantes dos conselho Gestor e Fiscal da Ematerce, a comitiva contou com a presença de secretários de agricultura da região, de entidades representações da sociedade civil. A próxima reunião do conselho está prevista para o dia 13 de dezembro, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.
Agricultura familiar
O secretário Moisés Braz caracterizou a visita técnica na estrutura da Fazenda Normal como uma “experiência técnica única” para o incentivo à agricultura familiar. “Durante o passeio, falamos de capacidade hídrica, questões climáticas e do papel desempenhado pela Ematerce em toda essa região. Foi uma oportunidade também de socializar e conversar com nossos técnicos da SDA. Vimos aqui que o espaço tem implementos agrícolas e é um centro de referência para experimentos da agricultura familiar”, frisou o titular da SDA.
O coordenador geral do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar no Estado do Ceará, José Wilson Gonçalves, exaltou as ações desempenhadas na Fazenda Normal e na gestão do empreendimento. “Este foi um momento único não só porque realizamos a reunião dos conselhos Gestor e Fiscal da Ematerce. Nós aproveitamos e conhecemos mais de perto as atividades desempenhadas na Fazenda Normal, que é centro de pesquisa e de ações desempenhadas para o convívio com o semiárido. Parabéns à SDA e à Ematerce”, finalizou.
Fazenda Normal
A Fazenda Normal é uma Unidade de Treinamento Agrícola, de propriedade da Ematerce localizada no município de Quixeramobim, a 214 quilômetros de Fortaleza. O empreendimento tem área de 1.507 hectares. Possui várias unidades demonstrativas didáticas de culturas agrícolas, bovinocultura, ovinocultura e apicultura. Para suporte didático, a unidade conta com um Centro de Treinamento, com auditório, salas de aulas, refeitório e dormitórios.