A Casa de Antônio Conselheiro, equipamento da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), em parceria com a ONG. IPHANAQ (Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim), iniciou nessa terça-feira, dia 03/10, as inscrições para a formação continuada “Antônio Conselheiro, história, memória e resistência”, voltada para o estudo da história e memória de Antônio Conselheiro e seus seguidores, Canudos, Belo Monte e sua trajetória de luta, resistência e peregrinação em defesa de vida digna e justiça social ao povo do sertão, que terá como público-alvo professores da Rede Municipal e Estadual de ensino de Quixeramobim e estudantes de graduação em história ou áreas afins.
Serão ofertadas, ao todo, 40 (quarenta) vagas. Ainda, 10 (dez) estudantes selecionados receberão uma bolsa de incentivo no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais. Estudiosos com trabalhos importantes no tema ministrarão as aulas, dentre eles: Prof. Dr. Paulo Zanetini (São Paulo), Prof. João Ferreira Damião (Bahia), Prof. João Batista Lima (Bahia), Profa. Maria Goreth Pimentel Nunes Amâncio (Ceará), Profa. Patrícia Oliveira da Silva (Bahia), Prof. Dr. Aleilton Fonseca (Bahia), Prof. Dr. Pedro Lima Vasconcellos (Alagoas), Prof. Dr. Paulo Emílio Matos Martins (Rio de Janeiro), Profa. Dra. Eleuda de Carvalho (Ceará) e Profa. Dra. Joana Barros (Bahia).Para Pedro Igor Pimentel, gestor da Casa de Antônio Conselheiro, a formação atende a mais um eixo estratégico do equipamento: “Eu acredito que esta formação é uma das mais importantes ações que o equipamento já realizou até aqui. Atendendo as diretrizes da Secretaria da Cultura do Ceará e do Instituto Dragão do Mar, estamos fortalecendo um eixo estratégico de nossa atuação, que é o de conhecimento e formação, promovendo a aproximação da Casa não só com os professores, pesquisadores e estudantes diretamente envolvidos, mas com todos os sistemas municipal e estadual de Educação que atuam em Quixeramobim, levando a capacitação para dentro das salas de aula, através da disseminação do conhecimento. Em parceria com a ONG. IPHANAQ, ouso dizer que esta é uma das maiores e melhores formações sobre a história e a memória de Antônio Conselheiro e de Canudos do país”, destaca.
A formação terá duração de 04 meses (Outubro de 2023/Fevereiro de 2024) e acontecerá aos sábados, de 8h às 12h, com 04 horas/aulas, exceto no dia 11/11, quando as aulas acontecerão de manhã e tarde, com um total de 08h/a, no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no Centro de Quixeramobim. “Nós que fazemos a ONG. IPHANAQ, instituição que há quase 20 anos milita na causa da preservação da história, da memória e do patrimônio cultural, ficamos extremamente animados com a possibilidade de oferecer uma oportunidade única de formação sobre Antônio Conselheiro para os professores da rede pública de ensino. Ressaltamos a importância dessa iniciativa que é uma demanda que emerge todos os anos durante os encontros de preparação para o evento Conselheiro Vivo, que é a escassez de cursos permanentes sobre a temática. Por fim, destacamos a valiosa parceria que temos estabelecido com a Casa de Antônio Conselheiro no fomento às ações culturais do nosso município”, ressaltou a presidenta da ONG. IPHANAQ, Nayara Ribeiro.
Os cursistas que atingirem ao menos 75% de presença nas aulas receberão certificados, outorgados pela Universidade Estadual do Ceará (UECE- FECLESC), com carga horária de 40h (aulas e estudos complementares), além da publicação de artigos que serão selecionados sobre os temas estudados nas aulas numa futura coletânea que será publicada pela Casa de Antônio Conselheiro.
Neto Camorim, coordenador pedagógico da formação, lembrou da qualidade técnica da equipe de professores selecionados para o projeto: “Acreditamos que estaremos dando uma enorme contribuição para a difusão da história e memória dessa grande líder popular da história brasileira por aqueles e aquelas que fazem o dia a dia no chão da sala de aula. É importante destacar que essa formação será ministrada por professores e pesquisadores reconhecidos no Brasil e no exterior como referências no tema. Quero também ressaltar que assumo essa missão porque acredito na força transformadora da educação e por ela atender a missão de nossa ONG. IPHANAQ, de sempre priorizar em suas ações a formação e o registro. Que essa ação possa ser a primeira de um projeto continuado”, reforçou.
A proposta pretende auxiliar professores e estudantes que ao longo de todas as edições do Conselheiro Vivo têm sido parceiros em várias atividades desenvolvidas nas escolas, mas sempre relataram a necessidade de ampliar seus conhecimentos em relação ao tema.
A Secretaria Municipal de Educação de Quixeramobim também é parceira desta proposta.
SERVIÇO
Formação: “Antônio Conselheiro, história, memória e resistência”
Duração: 4 meses (Outubro de 2023/Fevereiro de 2024)
Aulas no Polo da Universidade Aberta do Brasil, aos sábados, em Quixeramobim
Inscrições disponíveis: de 03/10 até às 23h59 do dia 07/10/2023
Confira edital e link de inscrições: CLIQUE AQUI