O Programa Estadual de Redução de Filas, iniciado em 10 de abril pelo Governo do Ceará, já realizou mais de 37,8 mil cirurgias eletivas na rede estadual e unidades credenciadas, considerando os procedimentos de rotina e os planos estadual e federal de redução de filas.
O Programa foi lançado pelo governador Elmano de Freitas com o apoio do Governo Federal e já realizou procedimentos cirúrgicos em diversas áreas. Na manhã de hoje, o governador em exercício Evandro Leitão e a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, visitaram o Hospital Estadual Leonardo da Vinci (HELV), onde os procedimentos são realizados.
A unidade é referência no atendimento a casos de média e alta complexidade, também se consolidando no perfil cirúrgico. O Hospital atende nas áreas de cirurgia geral, urologia, otorrinolaringologia (adulto e pediátrico), ortopedia e cabeça e pescoço.
Evandro Leitão destacou o esforço do Governo do Ceará para viabilizar a realização das cirurgias e assim reduzir as filas provocadas pela pandemia da Covid-19.
Em três anos, o HELV já realizou 19,1 mil procedimentos cirúrgicos. Além disso, já foram realizadas 22.664 internações; 42.528 atendimentos ambulatoriais; e 1.382.919 exames laboratoriais. Para isso, o Hospital dispõe de 235 leitos, sendo 84 de Clínica Cirúrgica; 94 leitos de Clínica Médica; e 59 de UTI Adulto.
A secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, reforça a importância da população atualizar o cadastro para que possa ser atendido pelo Programa Plantão Saúde Cirurgia.