“Conversando sobre política com nosso líder, senador Cid Gomes”. Foi o que escreveu o prefeito de Quixeramobim, no Sertão Central, Cirilo Pimenta (PDT), em suas redes sociais, após encontro com o parlamentar nessa segunda-feira, 22. Com Cirilo estavam o vice-prefeito do município, Edmilson Júnior (PSD), e o gestor de Senador Pompeu, Maurício Pinheiro (PDT).
O encontro entre as figuras políticas reforça toda a articulação para decidir os caminhos que serão seguidos pelo PDT nos municípios cearenses nas Eleições de 2024. ‘Os caminhos’, pois o partido se comporta de forma individual, considerando o contexto político de cada cidade.
No Sertão Central, o foco está em Quixeramobim, Quixadá e Senador Pompeu, cada cidade conservando suas particularidades.
Quixeramobim é o 10º maior colégio eleitoral do Ceará e o maior do Sertão Central. Tendo uma chapa mista (PDT-PSD) a frente da Prefeitura, a busca pelo diálogo com o PT para 2024 será uma trajetória certa que Cirilo e Edmilson trilharão, já que o partido possui pretensão de alcançar o Executivo Municipal e Pimenta deverá disputar a reeleição.
Quixadá, por sua vez, é governada pela oposição, tanto ao PDT como ao PT. Até o momento, dadas as devidas proporções, há indícios de diálogos entre o prefeito Ricardo Silveira (PSD) e o deputado estadual Osmar Baquit (PDT), o que resultaria em um bloco de apoio para a reeleição de Silveira ao cargo. No entanto, o PT não planeja deixar a maior economia do Sertão Central nas mãos da oposição, e já estuda quem será lançado como candidato no ano que vem, sem excluir o ex-prefeito Ilário Marques (PT).
Senador Pompeu é um caso indefinido. O principal motivo disso é a impossibilidade de reeleição de Maurício Pinheiro, que já está em seu segundo mandato. Modelar a imagem de um sucessor não é tarefa fácil, principalmente quando o maior adversário político da gestão é o PT, não abrindo margem para um diálogo de coalisão entre governistas e oposição em torno de um único nome.
Nesse contexto, Cid deve disputar o comando do PDT no Ceará, que atualmente é presidido pelo deputado federal André Figueiredo. Cirilo já deixou claro que pretende seguir Cid para onde o senador for. Portanto, havendo a possibilidade do pedetista deixar a sigla, Pimenta seria um dos que o acompanharia. Não há informações, no entanto, se Maurício faria o mesmo. (Do Repórter Ceará)