Com a confirmação das pré-candidaturas do deputado federal Ronaldo Martins (PRB) e do operário Francisco Gonzaga (PSTU), a disputa pelo Paço Municipal de Fortaleza contará com oito nomes. A uma semana e meia do período das convenções partidárias, o número de candidatos é o menor desde 2000, quando a capital cearense teve sete postulantes a prefeito.
A oficialização de Ronaldo Martins aconteceu em seminário do partido realizado na manhã do último sábado, 9. Em reunião hoje à noite, sigla definirá quadro de pré-candidatos à Câmara Municipal, que, segundo o deputado e presidente do PRB no Ceará, conta com mais de 80 nomes.
De acordo com Martins, o “atraso” da legenda para definir o nome se deu por negociações nacionais, tendo havido a possibilidade de apoio ao deputado estadual Heitor Férrer (PSB). “Como nacionalmente a aliança com o PSB não vigorou, voltamos para a candidatura própria. Nossas propostas serão muito boas, o PRB será uma nova opção para Fortaleza, precisamos propor uma renovação na cidade”, afirmou.
Martins afirmou que a legenda está conversando com algumas siglas para tentar apoio nas eleições, mas pode acabar lançando “chapa pura”, com vice do PRB. Entre os nomes estão o apresentador de programa policial Evaldo Costa e o repórter conhecido como Águia Dourada. Ambos já se despediram da televisão para seguir legislação.
Preparativos finais
Esta semana será de ajustes finais para as siglas que detêm a cabeça da chapa de candidatura. A maioria dos partidos ainda não tem pré-candidatos a vice definidos. Um dos primeiros a anunciar a pré-candidatura, o deputado estadual Heitor Férrer só conseguiu fechar aliança na semana passada, com a Rede, após peregrinação em busca de siglas como o PSDB, PRB e SD.
O advogado Dimas Oliveira, porta-voz da Rede no Estado, deverá ser o vice escolhido pela legenda.
Quem também tem definição próxima é o deputado estadual Capitão Wagner (PR). Com apoio firmado com o PSDB e o PMDB, ele já anunciou que o cargo será de um peemedebista. O PSDB abriu mão do cargo para garantir que acordo com o PMDB fosse firmado.
Entre os nomes possíveis, o vice-prefeito de Fortaleza Gaudêncio Lucena, o empresário Marcelo Mendes e a mulher do senador Eunício Oliveira, Mônica Oliveira. A decisão deve sair até o dia 20, data que marca início das convenções.
O Psol, que lançou o vereador João Alfredo como pré-candidato na última sexta-feira, 8, deve ter vice do PCB, após ruptura interna do PSTU, a outra legenda que formava a Frente de Esquerda e Socialista.
O PSTU lançou a pré-candidatura do operário da construção civil Gonzaga, que já disputou pela sigla a Prefeitura de Fortaleza. A professora Nivânia Amâncio será a vice. (Fonte: O Povo)