Criado em junho de 2004, o Programa Farmácia Popular tem como objetivo levar medicamentos essenciais e de baixo custo para mais perto da população, melhorando o acesso e beneficiando uma maior quantidade de pessoas em todo o Brasil.
Desde que o Governo Federal criou o sistema Copagamento, que foi desenvolvido em parceria com farmácias e drogarias privadas do Brasil, no qual o Estado paga uma maior parte do valor e o cidadão paga o restante, os medicamentos chegam a custar até 90% mais baratos do que os vendidos em farmácias convencionais.
De 2004 a 2006 o número de farmácias populares saltou de 2.955 para 11.832. No entanto, a população quixeramobinense pouco utiliza os serviços da agência farmacêutica, muitas vezes por esta não dispor de todos os medicamentos procurados.
A reportagem do Sistema Maior de Comunicação entrevistou o farmacêutico Gerente da Farmácia Popular em Quixeramobim, Dr. Junior Pessoa. Segundo ele, muitas pessoas chegam até a duvidar da legitimidade dos medicamentos, por seu preço ser tão acessível. Já se referindo à diversidade de remédios, o farmacêutico deixou claro que na realidade, o estoque é voltado para o combate de doenças mais corriqueiras, daí o motivo pelo qual a mesma não dispõe de uma maior variedade de medicamentos.
Para ter acesso aos medicamentos disponibilizados pela Farmácia Popular, basta dirigir-se à drogaria munida de receita médica, CPF e um documento com foto.
Fonte: Jornalismo Sistema Maior de Comunicação