– Ana Amélia, de Curitiba (PR)
As vantagens que essa pequena semente pode trazer para você não são poucas. O poder dela está em nos fornecer ácidos graxos como o Ômega 3 e Ômega 6. Eles, por sua vez, ajudam na produção de prostaglandinas, que regulam processos variados do corpo. Alguns exemplos de como elas podem agir: evitando a constrição dos brônquios, regulando as funções renal, neurológica e sexual e controlando os níveis de açúcar no sangue e a acidez estomacal.
Os estudos que descobriram esses poderes da linhaça também viram que o seu consumo diário pode:
– Reduzir a coagulação sanguínea, causa de derrames e flebites
– Diminuir processos inflamatórios (como os envolvidos em asma, aterosclerose e artrite reumatóide)
– Diminuir as chances de morte por doença cardíaca
– Melhorar a síndrome do olho seco
O óleo da semente também pode ser ingerido em cápsulas ou como tempero para saladas. Você ainda pode encontrar a linhaça triturada nos supermercados mas, se optar por essa forma, lembre-se: ela deve ser guardada na geladeira em um pote que não seja transparente, para evitar que se oxide.
Como consumi-la
Comece com uma colher diária e aumente aos poucos, não ultrapassando as duas colheres de sopa por dia. Em algumas pessoas, a linhaça pode irritar a mucosa intestinal, por isso é importante achar a medida certa para o seu organismo.
Experimente-a em vários alimentos: com as frutas do café da manhã, em sucos, iogurtes, vitaminas, saladas, sopas ou feijão. Você também pode cozinhar pães, quibes e tortas com linhaça. Para preparar pesto com a semente, misture manjericão, alho, linhaça triturada, óleo de linhaça, nozes e parmesão fresco ralado. Bom apetite!