A confiança do consumidor brasileiro subiu 0,6% em março, na comparação com fevereiro, para 110,9 pontos, informou nesta quinta-feira a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em fevereiro, o desempenho do indicador sobre o mês anterior foi de queda de 2,2%.
Na comparação com o mesmo mês de 2009, março apresentou alta de 13,2%, apontou o levantamento.
Entre os componentes do Índice de Confiança do Consumidor (ICC), o Índice da Situação Atual (ISA) registrou queda pelo segundo mês consecutivo, passando 123,4 para 121,5 pontos, “patamar ainda elevado em termos históricos”, segundo a FGV. Já o Índice de Expectativas (IE), que mede como os consumidores veem o futuro, voltou a subir, após três meses em queda, ao passar de 103,2 para 105,4 pontos.
O índice apontou ainda que a intenção de compra de bens duráveis voltou a subir em março, após três meses consecutivos em queda. A alta foi de 4,2% e o indicador retornou ao nível de outubro de 2009.
– A proporção de consumidores prevendo comprar mais nos próximos seis meses elevou-se de 9,5% para 11,6%; a parcela projetando comprar menos diminuiu de 31,0% para 29,8% – informou a FGV em nota.
A instituição informa que o ICC faz parte da Sondagem de Expectativas do Consumidor, que é realizada com base numa amostra de mais de 2 mil domicílios em sete das principais capitais brasileiras. A coleta de dados para a edição de março foi realizada entre os dias 1º e 22 de março de 2010.
(Fonte: Portal Terra)