O Governo do Ceará lançou, nesta quinta-feira (6), 35 mil vagas para o programa CNH Popular 2025, que viabiliza capacitação e habilitações gratuitas nas categorias A (moto) e B (carro) para os cearenses de baixa renda. As inscrições começaram nesta quinta com 29.650 vagas abertas. As próximas vagas serão disponibilizadas em breve.

O lançamento foi conduzido pelo governador Elmano de Freitas, no Palácio da Abolição, com transmissão ao vivo, acompanhado do superintendente do Departamento de Trânsito do Ceará (Detran Ceará), Waldemir Catanho. As inscrições já podem ser realizadas no site detran.ce.gov.br a partir desta quinta-feira, 6.
Esse é o maior número de vagas ofertadas na história do programa CNH Popular, que foi criado em 2009. As edições anteriores ofertaram 25 mil vagas cada. O investimento em 2025 é de R$ 25 milhões. “Serão 35 mil vagas. Hoje lançamos uma parte dessas 35 mil vagas, e semana que vem vai ter novidade”, disse o governador Elmano de Freitas.
Também é a edição mais inclusiva da CNH Popular, que irá contemplar diferentes públicos de baixa renda como: estudantes de graduação e ensino técnico; indígenas; quilombolas; surdos; interessados em trabalhar com a categoria D. Os beneficiados na categoria A (moto) ainda recebem um capacete.
As 29.650 vagas serão distribuídas da seguinte maneira:
- 25 mil vagas destinadas à ampla concorrência em todo o Ceará, complementadas por vagas específicas para cinco modalidades;
- 3 mil vagas para estudantes universitários (mediante comprovação de matrícula ativa);
- 150 para pessoas surdas (com laudo médico);
- 500 para povos indígenas; (com certidão da associação validada)
- 500 para quilombolas (com certidão da associação validada); e
- 500 para mudança para a Categoria D (com comprovação de dois anos de experiência na Categoria B).
Todos os interessados devem fazer parte do CadÚnico, sistema que identifica as famílias brasileiras de baixa renda, e ter, no mínimo, 18 anos de idade. “Preenchendo os pré-requisitos, o candidato pode se inscrever no programa que contribui na geração de renda”, ressaltou Waldemir Catanho, superintendente do Detran Ceará.

