A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará recebeu uma ligação para atender uma ocorrência de trabalho de parto no Sítio Novo Oriente, Distrito de Belém, zona rural de Quixeramobim. Era por volta das 5h30 da manhã desta quinta-feira, 11, quando a Central de Regulação de Urgências (CRU) do Eusébio foi acionada. Luciana Felício, com quase 37 semanas de gestação, sentia fortes contrações e precisava de atendimento.
Foram enviadas duas ambulâncias, uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA). Quando as equipes chegaram ao local, formada por dois condutores socorristas, Adão Wellyson e Adriano Candio, a técnica de enfermagem Elenicy Nunes, o enfermeiro Ricardo Afonso e o médico Rodolfo Belmino, chegou ao local, Isaias Felício já havia nascido.
“Participar dessa ocorrência foi gratificante demais. A USA e a USB trabalhando em total sintonia, com respeito, cuidado e empatia. Num momento lindo da chegada do Isaías, a mãe estava tranquila. A gente realizou os primeiros atendimentos essenciais básicos. Acredito que conseguimos atender uma bela ocorrência, amanhecendo o dia, disse, emocionada, Elenicy, que trabalha no Samu Ceará há 11 anos, sem nunca ter participado de uma ocorrência de parto.
Após conferir os sinais vitais, realizar os primeiros procedimentos e o bebê já ter realizado a primeira mamada, os profissionais levaram a mãe e o recém-nascido para o Hospital Municipal Pontes Neto, em Quixeramobim. O bebê, que nasceu prematuro e com baixo peso foi transferido para o Hospital Regional do Sertão Central, unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Os dois passam bem. Isaías que já tem um irmão de 15 anos, veio ao mundo com 1,800 kg.

A mãe do recém-nascido agradeceu o trabalho dos profissionais do Samu. “O atendimento dos profissionais do Samu Ceará foi ótimo, chegaram rápido. O médico cortou o cordão umbilical do meu bebê e realizou todos os cuidados junto com a equipe”, disse.
O médico Rodolfo Belmino está como profissional do Samu Ceará há cinco anos. “Presenciamos o brilho no olhar de alguém que esperava ansiosamente o Samu 192 chegar naquela região semiárida, difícil acesso, sob estrada carroçal há 23 km do município. Eu que sou pai de dois filhos, foi muito gratificante estar presente e ajudar no nascimento do filhinho de alguém, o amor de alguém”, disse emocionado Belmino.