Quixeramobim, no Sertão Central do Ceará, está prestes a receber um importante reforço na prevenção e combate a incêndios florestais. Uma portaria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), publicada no Diário Oficial da União nessa terça-feira, 27, autorizou a contratação de 2.227 brigadistas em todo o Brasil, com o objetivo de enfrentar incêndios florestais em diversas regiões do país. Entre os municípios contemplados, Quixeramobim se destaca ao receber duas brigadas federais.
As brigadas que serão enviadas a Quixeramobim contarão com 38 profissionais altamente treinados, incluindo chefes de brigada, chefes de esquadrão e brigadistas. Esses especialistas atuarão não apenas no combate a possíveis focos de incêndio, mas também na prevenção, garantindo maior segurança e preservação ambiental na região.
Até o momento, 1.907 brigadistas já foram mobilizados em todo o país, incluindo chefes de brigada e de esquadrão, contratados por meio de portarias anteriores neste ano. No Ceará, 40 brigadistas já estão atuando.
O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), vinculado ao Ibama, prevê a publicação de uma nova portaria em breve, que adicionará mais 28 brigadistas à força-tarefa em Rondônia. Com isso, o número total de contratações em 2024 já supera o total de 2023, que foi de 2.125 combatentes para todo o país.
Além de Quixeramobim, as brigadas federais temporárias estarão distribuídas em diversos municípios de 19 estados e no Distrito Federal, com prioridade para áreas federais, como Terras Indígenas, Unidades de Conservação e assentamentos.