O 28º Encontro dos Profetas da Chuva acontecerá no próximo dia 13 de janeiro, sábado, em Quixadá, no Sertão Central. O evento também comemora o Dia Estadual dos Profetas da Chuva, instituído pela Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), a ser celebrado no segundo sábado de janeiro de cada ano.
O encontro reúne homens e mulheres que, a partir das observações da natureza, fazem sua previsões para a quadra chuvosa de cada ano no Ceará, concentrada de fevereiro a maio.
Considerado o maior desse gênero no País, o Encontro dos Profetas da Chuva marca o início do calendário de eventos da cultura cearense no Sertão Central e se destaca como um dos mais importantes instrumentos de manutenção desses conhecimentos tradicionais, passados de geração em geração. O resultado dessa experiência vem da maneira como cada profeta sente e entende o que a natureza tem pra dizer através da sua relação de pertencimento com a terra. E as observações divergem de acordo com cada experiência.
O evento acontecerá no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campus Quixadá, a partir das 9h. (Do Repórter Ceará)