Na manhã desta quinta-feira, 30, a SerTão TV, emissora pertencente ao Sistema Maior de Comunicação, lançou o curta-metragem ‘Puxa o Fole’. A exibição ocorreu no auditório da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira (EEEP JAS), em Quixeramobim, no Sertão Central.
Com auditório lotado, contando com a presença de autoridades, personalidades e alunos, o evento foi marcado pela exaltação da cultura nordestina e de figuras quixeramobinenses.
‘Puxa’ o Fole é uma produção original da SerTão TV, feita pelo Núcleo de Documentários da emissora, e contou com patrocínio do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura. O curta-metragem de pouco menos de 30 minutos aborda as trajetórias de Felipão Sanfona de Ouro e Elias Mearim, dois grandes sanfoneiros do município. Os dois contam suas próprias histórias e o caminho trilhado até chegarem no mundo da música e o que fizeram a partir do momento que se tornaram sanfoneiros.
Com cerimonial de Félix Cordeiro, entrevistador do curta e voz do cordel de abertura e da audiodescrição, o momento também contou com as presenças do diretor-presidente do Sistema Maior de Comunicação e diretor-geral da SerTão TV, Sérgio Machado, além da diretora-executiva da emissora, Amanda Magalhães.
Em seu discurso, Sérgio destacou a trajetória da SerTão TV, a primeira emissora disponível em canal por assinatura do Sertão Central.
“Desde 2018 o projeto da SerTão TV estava sendo colocado em prática. Até então, se tratava apenas de uma WebTV, que produzia conteúdos para o YouTube e redes sociais. Porém, após uma parceria com a Brisanet Telecomunicações, através do projeto de TVs regionais, a emissora fez sua primeira transmissão no canal 180 da Brisanet, se tornando a primeira TV do Sertão Central e uma das primeiras do Interior do Estado a estar presente em um canal de televisão.”
Machado ainda ressaltou que para gerar, a SerTão TV precisa de apoio e valorização: “Fazer comunicação não é tarefa fácil. É preciso ter sangue no olho e, mesmo diante das adversidades, seguir em frente. Como disse anteriormente, a SerTão TV é como uma árvore, e como toda planta, precisa ser cuidada, vista e apoiada para que continue a dar frutos e seja um veículo forte, que possa levar a voz do povo e suas diversas histórias para qualquer lugar em que seu sinal chegue.”
Sobre o ‘Puxa o Fole’, o diretor frisou que o projeto “explora a riqueza do acordeon, um instrumento tão importante para a cultura nordestina, e vai a fundo na história de sanfoneiros tradicionais, que fazem da vida uma música e que levam o nome de Quixeramobim e cultura do sertão para os rincões deste país. É uma produção que marca o esforço e a dedicação de uma equipe e uma emissora que querem transmitir o sertão para o mundo.”
Em breve, ‘Puxa o Fole’ estará disponível para o público em geral através das plataformas digital e pelo canal 180 da Brisanet. Aguarde.