A associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT), realizará, nesta segunda-feira, 20, a partir das 19h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), uma solenidade em celebração a passagem do Dia Mundial da Televisão, que se comemora no dia 21 de novembro em todo o planeta.
Na oportunidade, será realizada uma homenagem às emissoras de televisão pioneiras cearenses – TV Ceará, Verdes Mares, Cidade, Jangadeiro, além de 75 grandes nomes do rádio e televisão do Estado, encabeçados por João Dummar, pioneiro e fundador da primeira estação de rádio do Ceará, a PRE-9 – Ceará Rádio Clube.
Entre os nomes do rádio e televisão do Ceará está Sérgio Machado, diretor-presidente do Sistema Maior de Comunicação (SMC), de Quixeramobim, no Sertão Central, e fundador da SerTão TV, primeira emissora em HDTV 24h da região, que integra o projeto de TVs regionais da Brisanet Telecomunicações. Ele será representado pela radialista Maria de Fátima Fontenele dos Santos, gerente executiva da ACERT.
Afro Lourenço, presidente da Acert, afirma que o momento é de prestar tributo a quem tanto fez pelo segmento no Ceará. “Comemorar o Dia Mundial da Televisão é ressaltar o protagonismo desse veículo de comunicação como protagonista da transformação do tecido social na constante construção de uma sociedade livre, justa e solidária”, celebrou o presidente.
Sobre o SMC
Grupo de comunicação fundado há quase 4 décadas, o Sistema Maior é formado pelas rádios Campo Maior AM 840 e Canudos FM 106,7; pelos portais Quixeramobim Agora e Repórter Ceará; pela produtora SM Publicidades; pela Fundação Canudos; e pela SerTão TV.
A rádio Campo Maior é o veículo mais longevo do grupo e a SerTão TV é a caçula, iniciado sua transmissão oficial em TV em 2020, diferente da Campo Maior, que iniciou sua história ainda na década de 80, se tornando uma das rádios mais tradicionais do Ceará.
Já a SerTão TV foi sendo construída aos poucos, através do trabalho de uma equipe comprometida em se tornar pioneira na criação de uma TV que não fosse somente WebTV, mas sim, veiculada em televisores. Para isso, a parceria com a Brisanet foi e é essencial. Desde então, com projeto iniciado em 2018, a emissora se estrutura com o melhor que há de equipamentos e buscando formar jovens para o mundo televiso, seja em reportagens, edição ou apresentação de programas. Assim, também foi criado o Núcleo de Documentários da emissora, que já produziu grandes conteúdos transmitidos no canal 180, no YouTube da SerTão TV e nas redes sociais da emissora. (Do Repórter Ceará)