Os 44 estudantes que formam a primeira turma de futuros médicos da Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central (Facisc) em Quixeramobim, vinculada à Universidade Estadual do Ceará (Uece), conheceram pela primeira vez o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O HRSC foi elevado à posição de hospital universitário em 2022.
A visita aconteceu na tarde dessa quarta-feira, 8, conduzida pelo médico intensivista do HRSC, Raimundo Neto, que também é vice-coordenador do curso. Participaram ainda o coordenador do curso de medicina da Facisc, Paulo Sávio Fontenele; o diretor-geral do HRSC, Cristiano Rabelo; o diretor da gestão do cuidado, Leonardo Miranda; o diretor administrativo, Elisfabio Duarte; o diretor clínico, Luis Valdo; e a coordenadora do Centro de Estudos, Raphaela Mota.
Os alunos conheceram as unidades de Terapia Intensiva, AVC, Cuidados Especiais e Clínica Médica. A cada sala e espaço que entravam, o olhar atento e curioso revelava a importância do momento. Para Raimundo Neto, a visita é um marco na vida dos acadêmicos. “Eles tiveram um primeiro contato com o hospital e puderam entender a dimensão do SUS, no setor terciário de alta complexidade. Isso é importante para a formação deles”, explicou o médico.
Emoção durante a visita
Lamec Pinheiro, de 20 anos, natural de Iguatu, não escondia a emoção enquanto conhecia o HRSC. “Me emocionei lembrando do quanto a caminhada foi difícil, porque a gente não acredita que vai conseguir, e hoje estar aqui, vendo esse hospital nos acolhendo, nos ensinando, dando suporte para nossa vivência, é gratificante”, afirma Lamec.
Dos seus 21 anos, há pelo menos cinco a estudante Lúcia de Fátima Maia, nutre a vontade de ser médica. Seu pai tinha esclerose amiotrófica e morreu quando Lúcia tinha 17 anos. Da dor pela partida, ela ouviu falar mais alto o desejo por atuar na futura profissão. “Estar aqui no dia de hoje é ver que meu desejo e meu sonho vão se concretizar. Eu estou no lugar onde daqui a pouco vou estagiar e quem sabe, até trabalhar. É um dia de muita felicidade!”.
Medicina humanizada
Os estudantes foram recepcionados pela direção HRSC e fizeram um juramento de honra à medicina com o jaleco. Depois de conhecerem a história do hospital, os diretores desejaram boas-vindas à turma e frisaram a importância da empatia e da gestão em saúde com referência no cuidado.
“Entrem aqui sabendo que somos um hospital que tem história, e queremos que vocês façam parte dela, entendendo que nossos pacientes são muito mais do que um leito, é preciso ver essas pessoas em sua essência e ser uma rede de apoio a elas. Não cuidamos de doenças, cuidamos de pessoas”, disse o diretor-geral Cristiano Rabelo.
Para Paulo Sávio, coordenador do curso, o trabalho do HRSC, pautado na gestão de excelência e na experiência do paciente, alinha-se com os princípios da Facisc. “O que vimos aqui é uma medicina humanizada, um corpo clínico e estrutural de alto nível que vai aumentar a capacidade deles. Com certeza é um ambiente muito favorável para a formação”, finaliza.
Hospital Universitário
Em 2022 o HRSC foi elevado à posição de hospital universitário e integra a estrutura que o campus de Quixeramobim da Facisc oferece. Em outubro do mesmo ano, membros do Conselho de Educação do Estado (CEE) visitaram o equipamento e validaram o prédio como campo para práticas e estágio supervisionado.