O governador Elmano de Freitas presidiu na manhã desta segunda-feira, 21, solenidade de lançamento do Programa Tempo de Justiça Mulher, parceria interinstitucional com o Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual e a Defensoria Pública do Ceará.
A solenidade contou com a presença da ministra da Secretaria Especial de Política para as Mulheres, Cida Gonçalves, da vice-governadora e secretária das Mulheres do Ceará, Jade Romero, do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Abelardo Benevides, do procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, da Defensora Pública Geral, Elizabeth Chagas, e outras autoridades.
O Tempo de Justiça Mulher é uma extensão do programa Tempo de Justiça, uma ação de parceria entre o Governo do Estado do Ceará, por meio da Vice-Governadoria, Secretaria das Mulheres, da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Polícia Civil (PC-CE) e Perícia Forense (Pefoce) do Ceará, Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública.
Sobre o programa, o governador Elmano de Freitas destacou o compromisso entre as instituições para acelerar o julgamento de acusados de crimes de feminicídio.
A Casa da Mulher Brasileira (CMB) é um equipamento que atua com rede de proteção e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência. A Casa oferece acolhimento e encaminhamento da denúncia de forma ágil e especializada.
O equipamento abriga Delegacia de Defesa da Mulher, Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Ministério Público e Defensoria Pública, além de ofertar atendimento psicossocial.
Mais três Casas da Mulher Brasileira vão ser construídas em Itapipoca, Limoeiro do Norte e São Benedito, como destacou a ministra Cida Gonçalves.