Na última segunda-feira, 24, foi encontrado no Sítio Jardim, em Independência, José Cristóvão Rodrigues da Costa, 39 anos, que estava desaparecido desde o dia 5 de junho, após ter tido um surto durante uma viagem de São Paulo ao Ceará.
Segundo a irmã Antoniclé Rodrigues, que comunicava-se com ele por telefone, José apresentou indícios de que não estava bem na Bahia, quando alegou haver pessoas dentro do transporte que queriam matá-lo.
Com família em Pedra Branca, município no Sertão Central Cearense, José Rodrigues estava viajando de ônibus de Leme, São Paulo, para a sua cidade natal, quando durante o percurso, ele apresentou problemas psicológicos, desceu do veículo, abandonou sua bagagem e desapareceu na localidade de Cruzeta, em Pedra Branca.
Durante os 50 dias que passou desaparecido, José Rodrigues permaneceu escondido no matagal da região e sua sobrevivência, segundo a família, se deu pelas habilidades com a agricultura. A alimentação do homem na mata foi maracujá do mato, jerimum e mel de abelha.
José Rodrigues, que foi encontrado a mais de 30 quilômetros de onde desapareceu, teve ajuda de um agricultor que trabalhava numa roça do Sítio Jardim, que entrou em contato com a família por meio do Facebook.
Ao se dirigir ao local, a família notou que José ainda estava assustado e relatou a recusa do parente para retornar com ela para casa. Após se acalmar, José aceitou ir na companhia das irmãs e da polícia, que levaram ele para o hospital municipal de Pedra Branca, onde ficou internado e medicado.