Moradores do Assentamento Recreio, no Distrito de Belém, na zona rural de Quixeramobim, reclamam que estão há quase uma semana sem energia elétrica. No local vivem aproximadamente 35 famílias que estão tendo prejuízos e constrangimentos pela falta de energia. Com a chegada do inverno, os moradores contam que qualquer tempo que faça para se preparar para chover é motivo para faltar energia na comunidade.
“Se fizer qualquer tempo para chover com vento, relâmpagos e trovões pode esperar que vai faltar energia. Mas a falta de luz acontece até mesmo quando nem chega a chover. Basta ter um mínimo de vento e raios”, conta o morador Thiago Conrado.
Segundo Conrado, o problema de falta de energia se intensificou desde o início de fevereiro. “Basta começar o inverno que vem o problema”. “Em janeiro já tivemos que conviver novamente com isso. Desde o começo do mês que estamos tendo essa dor de cabeça de forma mais acentuada. Estamos desde domingo com falta de energia nas nossas casas. Eu e vários outros moradores da comunidade já entramos em contato com a Enel várias vezes, mas eles sempre dão uma desculpa protocolar. Toda vida que uma pessoa liga eles dão um prazo diferente para a equipe de manutenção vir até a nossa comunidade”, destaca.
Para Antônio Nunes, agricultor, que também reside no local, o problema já é antigo. “Moramos aqui há mais de 20 anos. Toda vida acontece com frequência esse problema. Quando a Enel vem consertar eles apenas fazem uma manutenção na canela que fica no transformador que existe aqui. Porém, esse serviço que realizam não tem nenhuma garantia, pois praticamente toda vida que chove aqui falta luz. Eles precisam fazer um reparo que resolva o problema de uma vez por todas, pois a gente sabe que na cidade raramente falta energia, e olhe que aqui fica a apenas 9km da sede do município “, afirma o agricultor.