Troca de informações entre a Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Secretaria da Educação Superior (Sesu) aumentou o clima de tensão dos estudantes em greve na Capital. Alunos acusam a instituição de repassar dados pessoais dos integrantes da paralisação. Ministério da Educação (MEC) e administração da UFC negam e garantem que procedimento foi protocolar.
As demandas foram solicitadas pelo Governo Federal na semana passada, período em que começaram as ocupações e a greve estudantil foi aprovada. De acordo com Luiz Carlos de Sousa, 24, estudante de Economia e secretário do Diretório Central dos Estudantes (DCE), a informação sobre o pedido do MEC causou temor entre os alunos. “Por que, num estado democrático, onde é permitida a livre manifestação, um governo solicita a identificação dos estudantes? Haverá retaliação? Vão processar? O que querem fazer com nossos nomes?”, questionou.
Segundo Romeu Duarte, professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC, a solicitação do MEC foi encaminhada pela Reitoria aos coordenadores dos cursos. “É um absurdo. Nem no tempo da ditadura aconteceu. É como se o direito de greve não existisse. É um absurdo que reitores e diretores se transformem em delatores dos colegas”, criticou.
O vice-reitor da UFC, Custódio Almeida, informou que o Governo Federal pediu informações gerais sobre as paralisações nas universidades de todo Brasil. “Era um formulário para que a gente marcasse se havia ou não paralisação de docentes, discentes e técnico-administrativo. Não havia nada específico dos estudantes”, esclareceu. Ele também afirmou que desde o início do movimento dos estudantes, a UFC abriu canais de conversa com os grevistas e há diálogo permanente. O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc) disse não ter conhecimento das solicitações do Governo Federal.
Conforme o MEC, a Sesu solicitou às universidades públicas federais brasileiras apenas informações sobre a possibilidade de greve dos servidores. Segundo a pasta, nos ofícios enviados não havia pedido de identificação de qualquer pessoa. (Do O Povo)