Para marcar o ano do centenário da Guerra de Canudos, foi construído em 1997, em Quixeramobim, o Memorial Antonio Conselheiro. Desde sua construção, há exatos 19 anos, muito se discute sobre a real função do enorme equipamento, desenhado pelo arquiteto Fausto Nilo, e que custou aos cofres públicos mais de R$ 140 mil.
O Memorial que pertence à Prefeitura Municipal, vinculado a Secretaria de Cultura do município carrega, ao longo de sua história, decepções pelo seu não uso. Para amenizar esta situação, e com caráter militante, um grupo de jovens, recriando um antigo movimento de estudo, o Movimento Antônio Conselheiro (MAC), tem ocupado o espaço com atividades culturais e esportivas, no sentido de dar vida ao grande centro esquecido. Especialmente nesta semana, os jovens promoverão o evento “Memor in All”, entre os dias 17 e 19 de novembro. O evento contará com a contribuição de diversas instituições e parceiros como: Mestre Piauí, Instituto Sol, Fabrac, Projeto Quixadá Cultura de Rua, Tribo de Cultura.
Sara Oliveira, uma das organizadoras do movimento, informou ao Blog que o evento é o resultado de uma ocupação e vivência dos jovens com o espaço: “O Memor in All – ‘Arte e Cultura no coração do Conselheiro’ é resultado de uma ocupação e vivência no Memorial Antonio Conselheiro. O evento transita entre o mundo dos olhares nas fotos dos meninos do tempo, mestres da cultura, resistência e novas ideias”, disse.
Serviço:
O Memor in All – ‘Arte e Cultura no coração do Conselheiro’
De 17 a 19 de Novembro, a partir das 19 horas