Hoje, o Ceará lança as bases para ser tornar pioneiro no Brasil na geração de uma fonte de energia que ainda não é realidade no mercado de distribuição, mas é uma grande aposta para o futuro. Logo mais, às 18 horas, o governo entregará oficialmente a Licença de Instalação (LI) da primeira usina solar comercial do País, em Tauá, que terá investimentos da ordem de R$ 12 milhões da MPX Energia.
As obras, que começarão entre o fim deste mês e o início do próximo, levantarão um parque ainda pequeno, com capacidade para 1 megawatt (MW), mas com perspectivas de ampliação, a depender das oportunidades futuras de comercialização da energia.
Com previsão para estar em operação até o fim deste ano, a usina já lançará a sua produção no Sistema Interligado Nacional (SIN) através de uma pequena linha de transmissão de 13,8 kilovolts (kV), já que se situa próxima a uma subestação da Companhia Hidroelétrica São Francisco (Chesf). Com isso, será a primeira da América do Sul a ser interligada ao sistema elétrico.
(Fonte: Jornal Diário do Nordeste)