Skip to content
  segunda-feira 14 julho 2025
Trending
14 de julho, 2025Indústria lidera geração de empregos formais em Quixeramobim no início de 2025 12 de julho, 2025Feira Empreende Mais movimenta o empreendedorismo local em Quixeramobim 12 de julho, 2025Lula deve visitar Quixeramobim na próxima semana para visitar obras da Transnordestina 11 de julho, 20252ª edição do Universo Game Land ocorre neste fim de semana em Quixeramobim 11 de julho, 2025786 famílias de Quixeramobim recebem Vale Gás nesta sexta-feira, 11 11 de julho, 2025Elmano de Freitas anuncia novos 174 policiais militares nas ruas a partir de agosto 10 de julho, 2025Irmãos de Quixeramobim são aprovados em Medicina e Veterinária na UECE 10 de julho, 2025Operação ‘Cova Rasa’: Polícia Civil desmonta tribunal do crime e prende quatro pessoas em Quixeramobim 10 de julho, 2025Samu é acionado para socorrer gestante em trabalho de parto na zona rural de Quixeramobim 10 de julho, 2025Comarca de Quixeramobim recebe “Corregedoria Mais Perto”; programa chega a Banabuiú, Quixadá e Senador Pompeu
  • Início
  • Conheça-nos
    • Rádio Campo Maior – AM
    • Rádio Canudos – FM
    • Sistema Maior
    • Repórter Ceará
    • Sertão TV
    • Fundação Canudos
  • Polícia
  • Saúde
  • Economia
  • Política
  • Outras categorias
    • Educação
    • Entretenimento
    • Cultura
    • Esporte
  • Contato
  • Mídia KIT
  • Início
  • Conheça-nos
    • Rádio Campo Maior – AM
    • Rádio Canudos – FM
    • Sistema Maior
    • Repórter Ceará
    • Sertão TV
    • Fundação Canudos
  • Polícia
  • Saúde
  • Economia
  • Política
  • Outras categorias
    • Educação
    • Entretenimento
    • Cultura
    • Esporte
  • Contato
  • Mídia KIT
  Blog  IJF – Cinco salas cirúrgicas estão sem funcionar
Blog

IJF – Cinco salas cirúrgicas estão sem funcionar

RedaçãoRedação—9 de abril, 20100
FacebookTwitterPinterestLinkedInTumblrRedditVKWhatsAppEmail

Consequências do curto-circuito, na última terça-feira, no Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), continuam a atrapalhar a vida daqueles que precisam dos serviços públicos de saúde. Em visita ao Frotão, ontem à tarde, um grupo de deputados estaduais constatou o velho problema de superlotação e pôde testemunhar as fragilidades de um hospital que funciona com 150% de lotação, tem 48% do seu público oriundo do interior, acostumou-se a empilhar pacientes graves nos corredores e maltrata, com o calor, doentes, acompanhantes e funcionários.

Como saldo do curto-circuito ficaram diversos problemas, entre eles: o não funcionamento de cinco, das onze salas cirúrgicas, devido à falta de refrigeração, a suspensão de realização de cirurgias eletivas, o não funcionamento de exames radiológicos e de imagem e a triagem dos pacientes que vão ou não poder ser atendidos. “Funcionamos ainda com 90% da nossa capacidade total. Talvez regularizemos os serviços no domingo”, explicou o superintendente do IJF, Messias Barbosa, aparentando querer minimizar os danos.

Uma velha novidade. Como resultado da visita, os deputados estaduais apontaram o grave problema da superlotação e a necessidade urgente de construção de um novo hospital de emergência e um de “retaguarda”, que atenderia pacientes já estabilizados, e teria 200 leitos hospitalares convencionais e outros 40 de Unidades de Terapia Intensiva. Caminhando pelos corredores, os parlamentares Wellington Landim (PSB), João Jaime (PSDB), Artur Bruno (PT) e Heitor Férrer (PDT) vistoriaram as diversas unidades do IJF, checaram cada canto à procura de falhas e de denúncias.

Ao final do trajeto, a visita rendeu uma série de reclamações, mas sem um encaminhamento claro, um documento ou um relatório final para tentar resolver a antiga demanda. “Essa visita deixou claro a questão da superlotação. O IJF não suporta mais a carga de pacientes, a cidade precisa de outro hospital de urgência. Vamos sugerir, com veemência, na Assembleia, a responsabilização das gestões, visto que muitos dos que lotam os corredores vêm do interior do Estado”, disse Wellington Landim. O Ministério Público, convidado pelo grupo, não compareceu à visita.

RESPONSABILIDADE MÚTUA

More stories

Supersalários, Geddel e pacote anticorrupção na pauta do Congresso

21 de novembro, 2016

Grandes Momentos: Blog Quixeramobim Agora celebra 10 anos da Canudos FM

12 de janeiro, 2015

Historicamente desvalorizados, professores de Quixeramobim trabalham sem anuênios, sem licença-prêmio e com parcela do 13º atrasada

15 de outubro, 2018

Gripe Suína: Ceará lidera mortes no NE

26 de março, 2010

A comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB seção Ceará) se fez presente e soltou o verbo, denunciando sérias violações ao direito à saúde. “Não há uma valorização e um cuidado com à vida. O IJF não traz condições de atendimento adequado e oferece um péssimo serviço. O hospital não cumpre com a missão constitucional”, disse o presidente da Comissão, Fernando Férrer.

Mas por que do não cumprimento dessa missão? Para o secretário de Saúde de Fortaleza, Alexandre Mont’Alverne, há que se haver uma co-responsabilidade entre as gestões municipais e estaduais para a construção de um novo hospital. “O déficit de UTIs, por exemplo, não se refere somente à Fortaleza, mas também ao Estado já que a maioria das internações é de pacientes vindos do interior. O município não tem que carregar essa responsabilidade sozinho”, frisou o secretário municipal comentando sobre o projeto de construção de uma nova unidade com recursos da Copa do Mundo.

PONDERAÇÃO

“Essa questão da superlotação é uma demanda da sociedade que já deveria ter sido resolvida há muito tempo, não dá mais para esperar. Como dar milhões a um aquário e não garantir dinheiro para um novo hospital?”, questionou Heitor Ferrer. Acompanhando o coro, João Jaime comentou da inadequação dos serviços oferecidos e apontou as várias falhas do Frotão. “Ele não traz condições. Não podemos considerar o IJF um hospital de referencia, ele não é, falta muito para ser”, ponderou o parlamentar do PSDB.

Mas como resolver o problema? Forçando uma postura da Assembleia Legislativa com relação ao problema, o superintendente disse ser necessária uma maior pressão política. “Queremos uma ajuda substancial da Assembleia. Como é que uma cidade tão grande só tem um hospital de urgência e emergência?”, indagou Messias Barbosa dando uma “cutucada” nos parlamentares. Indo na mesma linha, Mont’Alverne completou: “não adianta ficar fazendo visitas e mais visitas se nada for feito. Em ano eleitoral todo mundo faz denúncias, quero ver resolver”, criticou.

Segundo Heitor Férrer, dos 14 milhões mensais necessários para prover o funcionamento do IJF, 10,4 milhões saem do cofre da Prefeitura, 3 milhões do SUS e 600 mil do Estado. “O contribuinte de Fortaleza não pode ser o financiador quase que exclusivo de um hospital que disponibiliza 50% dos leitos para o interior”, afirmou. Comentando sobre a possível responsabilidade do Governo no caos da saúde pública na Capital, o líder do governo na Assembleia, Nelson Martins (PT), disse que Cid Gomes tem feito muito para a melhoria ao ampliar a emergência do hospital Geral de Fortaleza (HGF) e construir 21 policlínicas no interior. “Está em fase de entrega um Hospital em Juazeiro, que custou R$ 80 milhões, e o de Sobral, que custará R$ 133 milhões. Tenho uma opinião pessoal de que o IJF, nesse episodio do incêndio, tem sido muito injustiçado. É uma grande injustiça com a prefeita de Fortaleza. Ele só está assim, caótico, por negligência dos governos anteriores”, ponderou Nelson Martins.

ÊITA CALOR!

Entre tantas reclamações, uma parecia mais gritante: a do calor devido à precariedade da climatização. Acompanhando o pai doente, a dona de casa Lucilene Ferreira disse não aguentar mais o clima abafado. “Os pacientes estão todos passando mal devido ao calor, da falta de ar condicionado. É um absurdo”, frisou a dona de casa, enquanto fazia vigília junto ao pai acomodado nos corredores do Frotão.

O cheiro de queimado ainda continuava no IJF e isso assustava Lucilene. “Precisa acontecer outro incêndio para que tomem algumas providencias?”, indagou a acompanhante. Messias Barbosa confirmou não haver motivos para pânico e afirmou que, ainda hoje, o laudo da perícia técnica feito pelo Hospital será divulgado. “Vamos resolver logo o problema da energia. Não foi nada demais. Talvez tenhamos comprado um material de energia com baixa qualidade. O curto-circuito não foi uma irresponsabilidade nossa, mas sim um acidente”, frisou o superintendente, comentando que a unidade tem sim alvará de funcionamento expedido pelo Corpo de Bombeiros.

(Fonte: Jornal O Estado)

FacebookTwitterPinterestLinkedInTumblrRedditVKWhatsAppEmail
Frente fria provoca temporais entre o Nordeste e o Norte do Brasil
Jon Secada em Fortaleza
Related posts
  • Related posts
  • More from author
Economia

Indústria lidera geração de empregos formais em Quixeramobim no início de 2025

14 de julho, 20250
video
Quixeramobim

Feira Empreende Mais movimenta o empreendedorismo local em Quixeramobim

12 de julho, 20250
Política

Lula deve visitar Quixeramobim na próxima semana para visitar obras da Transnordestina

12 de julho, 20250
Veja Mais
Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Read also
Economia

Indústria lidera geração de empregos formais em Quixeramobim no início de 2025

14 de julho, 20250
video
Quixeramobim

Feira Empreende Mais movimenta o empreendedorismo local em Quixeramobim

12 de julho, 20250
Política

Lula deve visitar Quixeramobim na próxima semana para visitar obras da Transnordestina

12 de julho, 20250
Quixeramobim

2ª edição do Universo Game Land ocorre neste fim de semana em Quixeramobim

11 de julho, 20250
Proteção social

786 famílias de Quixeramobim recebem Vale Gás nesta sexta-feira, 11

11 de julho, 20250
Segurança

Elmano de Freitas anuncia novos 174 policiais militares nas ruas a partir de agosto

11 de julho, 20250
Veja Mais

SIGA-NOS

Facebook
Instagram
Youtube

# TRENDING

DestaqueQuixeramobimSertão CentralCearáInformaçãoPlantão PolicialPolíciaPolícia CivilPolíticaQuixadáGoverno do CearáEconomiaSaúdeElmano de FreitasCulturaEducaçãoPolícia MilitarTrânsitoSegurançaEleições 2024
© Copyright 2025, Sistema Maior de Comunicação® - Todos os direitos reservados.
  • Sobre Nós
  • Privacidade
  • Contato