A noite desse sábado, 14, e a madrugada deste domingo, 15, foram marcadas por fortes chuvas acompanhadas de raios e trovoadas em Quixeramobim, tanto na sede quanto em comunidades da zona rural. A precipitação que começou na madrugada, se estendeu das 4h até depois das 8h da manhã.
De acordo com dados oficiais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o maior acumulado foi registrado no distrito de Uruquê, com 91 milímetros. Outros pontos também tiveram índices elevados: Radar da Serrinha de Santa Maria (72mm), Fazenda Normal (71,5mm), Nenelândia (60,1mm), Barragem de Quixeramobim (52mm) e Posto da SOP (48,2mm).
Na sede do município, foram contabilizados 46mm, enquanto a ETA SAAE registrou 43mm. O Açude Pirabibu marcou 42mm, seguido por São Miguel (38mm), Paus Brancos (35mm), Encantado (34mm) e Fogareiro, no distrito de Passagem (29mm).
Registros populares
Além dos dados oficiais, moradores também compartilharam medições próprias em pluviômetros. Entre os maiores volumes estão: Fazenda Umari (120mm), Assentamento Alegre (120mm), Belém (115mm), Parelhas (81mm), Bairro Maravilha (80mm) e Caraíbas, em Uruquê (78mm).
Previsão
A Funceme prevê que até terça-feira, 17, os maiores acumulados continuarão concentrados no sul e oeste do Ceará, abrangendo regiões como Cariri, Sertão Central, Inhamuns, Jaguaribana e Ibiapaba. Nessas áreas, as chuvas devem variar de fracas a fortes e ocorrer de forma mais abrangente, principalmente à noite e na madrugada.
Nas demais regiões, os registros serão mais isolados e passageiros, com intensidade de fraca a moderada. O céu deve permanecer encoberto nas áreas de maior instabilidade, enquanto em outras haverá maior variação de nebulosidade.
Segundo a Funceme, os fenômenos estão associados à presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre o Nordeste, somado a áreas de instabilidade vindas do oceano e fatores locais como temperatura, umidade, relevo e ventos de nordeste.

