O município de Quixeramobim, no Sertão Central, será contemplado com 30 mil m² de pavimentação asfáltica por meio do Programa Sinalize, iniciativa do Governo do Estado do Ceará. O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas nessa terça-feira, 16, durante evento no Palácio da Abolição, em Fortaleza.
O programa prevê investimentos superiores a R$ 230 milhões, com a meta de distribuir 3.510.000 m² de pavimentação entre os 184 municípios cearenses. A divisão segue critérios populacionais: cidades com até 20 mil habitantes recebem 10 mil m²; entre 20 e 50 mil habitantes, 20 mil m²; e acima de 50 mil habitantes, como Quixeramobim, 30 mil m². As ruas que serão beneficiadas ainda não foram divulgadas pela prefeitura.
As obras serão executadas pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), em parceria com o Detran-CE e as administrações municipais. Além da pavimentação, o programa também garante melhorias na sinalização vertical e horizontal, ampliando a segurança viária.
Durante o anúncio, o governador destacou o caráter colaborativo da iniciativa.
“Tenho muito orgulho do projeto político que faço parte. Eu era um parlamentar que rodava por 120 municípios e eu sei como eram as estradas. Hoje, a ampla maioria das vias estão em ótimas condições. Eu gostaria de destacar o regime de colaboração feito para a realização deste programa. Não interessa o partido do prefeito ou da prefeita, o povo terá direito a pavimentação. O recurso é do Governo do Estado, ou seja ele é do cearense e para o cearense”, destacou o governador Elmano de Freitas.
Desde 2023, o Programa Sinalize já concluiu 1.400 km de intervenções em estradas em todo o Ceará, enquanto outras obras em 541 km seguem em andamento.

