Quixeramobim recebe nos dias 19, 20 e 21 de outubro o 14° Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará – TIC, com uma programação especial de espetáculos teatrais e debates. Esta edição do TIC teve início em Fortaleza e, além de Quixeramobim, acontece também em Maracanaú, Maranguape e Pacajus. O festival tem como proposta promover o acesso à arte desde a infância, incentivando o pensamento crítico e a imaginação por meio do teatro. Toda a programação tem acesso gratuito e pode ser conferida no site do evento www.festivaltic.com.br.
Programação aberta ao público
Público de todas as idades poderá conferir a programação do TIC no domingo, 19, das 18h30 às 20h, na Praça da Prefeitura, reunindo diversas atividades. Quem faz as honras, abrindo o festival, é a mascote do festival, a DJ Mia, e artistas circenses. No local, haverá oficina de brinquedos com tampinhas de garrafa PET, conduzida por Simone Barreto, além de uma feira de trocas de livros e brinquedos.
Às 19h, o grupo cearense Blitz entra em cena com o espetáculo “A Nova Roupa do Rei”, onde um vaidoso monarca é enganado por dois astutos alfaiates que prometem lhe confeccionar uma roupa mágica. Na sequência, às 20h, tem música ao som da Banda BBK, formada por cantores/atores que unem interpretação e canto em clássicos infantis e músicas autorais.
Espetáculos e debates nas escolas
Na segunda e terça-feira (20 e 21/10), o TIC realiza uma programação dedicada exclusivamente a estudantes de escolas públicas. A programação inclui três espetáculos teatrais, seguidos de debate com o elenco, proporcionando uma rica troca de experiências. Serão apresentados “A Nova Roupa do Rei”, do grupo Blitz (CE); “Bichos do Brasil”, da Cia Pia Fraus (SP); e “João Sortudo”, da Cia Prisma (CE).
14° TIC
Com o tema “Juntos e Misturados”, a 14ª edição do TIC traz espetáculos que compartilham histórias que falam das muitas infâncias, misturando culturas, vozes e afetos. Ao todo, a programação conta com 46 apresentações artísticas e 10 debates em escolas, praças e equipamentos culturais. São oito atrações nacionais e internacionais – três do Ceará, três de outros estados, uma do México e uma da França. Os espetáculos desta edição abordam temas como diversidade étnico-racial, inclusão, meio ambiente, capacitismo e bullying, propondo experiências poéticas, lúdicas e reflexivas para crianças e suas famílias.
Assim como nas edições anteriores, o TIC também reafirma seu compromisso com o futuro, ao adotar uma política de carbono zero, neutralizando as emissões de gases de efeito estufa por meio do plantio de árvores nativas no Ceará.