O município de Quixeramobim, no Sertão Central, recebeu oficialmente, na manhã dessa sexta-feira, 5, uma Unidade Odontológica Móvel (UOM) para atendimento odontológico em áreas de difícil acesso. Além de Quixeramobim, outras 22 cidades do Ceará foram contempladas com as unidades que integram o programa Brasil Sorridente, do Governo Federal. A cerimônia de entrega, que contou com as presenças do governador Elmano de Freitas, da vice-governadora Jade Romero e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, foi realizada no Palácio da Abolição, em Fortaleza. A secretária de Saúde de Quixeramobim, Ana Cláudia Saldanha, participou do evento para receber o veículo.
Os veículos entregues atuarão no atendimento a populações com dificuldade de acesso a serviços de saúde bucal, como pessoas em situação de rua, assentados, indígenas, quilombolas e moradores de periferias urbanas ou áreas rurais de difícil acesso. Equipadas com cadeira odontológica completa, aparelho de raio-X, ar-condicionado, exaustor, gerador de energia, entre outros itens essenciais para garantir a qualidade do atendimento, as unidades serão utilizadas pelas equipes de Saúde Bucal (eSB), compostas por cirurgião-dentista e auxiliar e/ou técnico em saúde bucal, habilitadas pelo Ministério da Saúde (MS).
O governador Elmano de Freitas ressaltou que os veículos irão onde o povo mais simples estiver. “Nós estamos aqui com unidades odontológicas móveis, que vão aos distritos, onde está o povo mais simples, e fazem o tratamento desse povo para a saúde bucal. Mas não é só o aspecto da saúde, é o aspecto da autoestima, da pessoa voltar a sorrir e não ter vergonha de sorrir — ao contrário, ter orgulho de sorrir.”
Ele também agradeceu pelas parcerias com o Governo Federal, pelos investimentos no estado, e aos prefeitos presentes, que também investem, em média, cerca de 30% dos seus orçamentos no Sistema Único de Saúde (SUS). “A gente tem que agradecer muito. O povo cearense é muito grato ao presidente Lula, porque o que nós estamos realizando no Ceará é realmente estruturar uma rede pública de saúde para atender o nosso povo.”
O ministro Alexandre Padilha comemorou os investimentos feitos pelo Governo Federal no Ceará, que estão se transformando em cada vez mais atendimentos aos cidadãos. “Não tenho dúvida nenhuma de que o estado do Ceará vai ser exemplo nacional do ‘Agora Tem Especialistas’, que é um grande sonho do presidente Lula. Vamos fazer esse Ceará ser cada vez melhor, mais feliz e mais sorridente.”

