A Enel Ceará respondeu aos questionamentos do portal Quixeramobim Agora, do Sistema Maior de Comunicação, sobre a falta recorrente de energia elétrica na Rua Idelzuite Almeida, no Bairro José Airton Machado (Rodoviária), em Quixeramobim.
De acordo com os moradores, há meses eles enfrentam quedas frequentes de energia, oscilações de tensão e interrupções prolongadas no fornecimento. Além do transtorno, a situação tem causado prejuízos materiais aos residentes da região.
Na manhã desta sexta-feira, 16, a Enel informou ter registrado uma ocorrência na rede elétrica da Rua Idelzuite Almeida, afetando o fornecimento de energia para alguns clientes da área. “Imediatamente, uma equipe foi deslocada ao local e identificou que galhos de uma árvore haviam atingido a rede. Os técnicos especializados realizaram a poda da vegetação em contato com a fiação elétrica e, em seguida, normalizaram o fornecimento de energia. A distribuidora informa, ainda, que enviará uma nova equipe ao local para realizar uma inspeção técnica”, declarou a empresa.
A distribuidora alertou para a importância da poda preventiva de árvores, cuja responsabilidade cabe à Prefeitura de Quixeramobim. Segundo a Enel, a manutenção regular da arborização pode ajudar a reduzir ocorrências de falta de energia na região.
“A distribuidora afirma que a manutenção da arborização no espaço público, incluindo podas preventivas e periódicas para evitar o contato das árvores com a rede elétrica, é atribuição das prefeituras. A companhia, por sua vez, atua no apoio, realizando podas preventivas e emergenciais quando os galhos das árvores já estão muito próximos ou tocando os condutores elétricos, o que pode causar quedas de energia e riscos para a população”, esclareceu a Enel.
Os moradores contestam a versão da empresa, alegando que o problema pode estar relacionado ao aumento da demanda elétrica na região.
“A verdade é que a empresa sabe exatamente o motivo. Com o crescimento da cidade nessa direção, é necessário reforçar a rede elétrica para atender à nova demanda. É muito frustrante, depois de um dia cansativo de trabalho, ter o descanso prejudicado pela má prestação de serviços de uma empresa que, sinceramente, não sei como ainda se mantém no mercado diante de tantas ações judiciais”, disse um morador.
Prejuízos
Após a repercussão do caso nesta sexta-feira, 16, pelo portal Quixeramobim Agora, os relatos de perda de eletrodomésticos aumentaram.
“Já tive prejuízos com a queima de ventiladores, micro-ondas, motor do portão, lâmpadas e até do gelágua. E quem já tentou ser ressarcido sabe das dificuldades: eles exigem laudo técnico próprio, mais de um orçamento e ainda impõem prazos longos e burocráticos”, relatou um internauta.
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