A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) está com edital aberto para o credenciamento de serviços para a realização de cirurgias de endometriose. Os procedimentos serão realizados nas unidades hospitalares da Sesa e na rede credenciada.
De acordo com o coordenador de Monitoramento, Avaliação e Controle do Sistema de Saúde (Corac), Breno Novais, a estimativa, com esse credenciamento, é viabilizar a realização de mais de dois mil procedimentos cirúrgicos. “Ao todo, serão 2.615 procedimentos cirúrgicos eletivos e média de 218 procedimentos por mês, divididos em pacotes de complexidade crescente, podendo chegar a envolver as tubas uterinas, ovários, útero, intestino, bexiga, estômago e reto. A depender da complexidade do procedimento, algumas mulheres poderão ter até 5 procedimentos cirúrgicos envolvidos na resolução do caso, por isso, cerca de 500 a 600 mulheres serão beneficiadas no final”, explica.
Ao todo, serão investidos 11,5 milhões com recurso do Tesouro Estadual, pagando valor de mercado em pacotes que atenderão casos complexos, intermediários e mais simples, incluindo valores para custear os procedimentos, materiais, custos hospitalares e profissionais envolvidos. Com esse edital, pretende-se ampliar em 74% o número de internações cirúrgicas realizadas para tratar a endometriose nas mulheres cearenses.
Em 2024, 816 mulheres realizaram procedimentos cirúrgicos relacionados a essa condição de saúde no Ceará. As cirurgias de endometriose na Rede Sesa são realizadas no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) e no Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA).
Sobre a endometriose
A endometriose pode levar mais de oito anos para ser diagnosticada, por ter sintomas comuns a outras doenças, como dores intensas. Ter informações é um caminho para tratar a enfermidade mais cedo.
As cirurgias têm como critérios: tratamento clínico, infertilidade (a depender da investigação do casal), endometrioma, que é um cisto benigno preenchido por sangue, maior que 6 cm e com comprometimento da uretra, apêndice e intestinos.
Outras especialidades
Além dos procedimentos cirúrgicos relativos à endometriose, também estão abertos editais de serviços cirúrgicos nas especialidades de Oftalmologia, Cardiologia e Ortopedia, totalizando um valor de 97,4 milhões de investimentos nesses procedimentos. Os editais são publicados para divulgação oficial e, após três dias úteis da publicação, os interessados em participar deverão enviar a documentação necessária para o e-mail protocologeral.sesa@saude.ce.gov.br, endereçada à Corac/Sesa. O chamamento público terá validade de um ano.
Com Ascom Sesa