Sediada em Quixeramobim, no Sertão Central cearense, e integrante do Sistema Maior de Comunicação (SMC), a Fundação Canudos, entidade de direito privado sem fins lucrativos, é destaque por ter o protagonismo feminino como uma de suas principais bandeiras.
Liderada pela produtora cultural e diretora-executiva da SerTão TV, Amanda Magalhães, a Fundação tem uma equipe majoritariamente feminina, sendo a entidade que mais possui mulheres entre as empresas que compõem o Sistema Maior de Comunicação. Amanda sucede a presidência de Ivaneide Florêncio, secretária-executiva da rádio Campo Maior AM 840, que esteve a frente da Fundação Canudos por 10 anos, marcados pelo sucesso comercial e comunicacional.
Magalhães foi uma das responsáveis pelo projeto de expansão e digitalização do SMC, destacando-se na criação e desenvolvimento da SerTão TV. Além de seu trabalho na Fundação Canudos, Amanda estuda jornalismo e integra o Conselho de Programação das emissoras do grupo.
Logo após Amanda, Claudenice Ramalho aparece como a secretária-executiva da entidade e comentarista esportiva, sendo a única mulher do grupo a participar ativamente do jornalismo do SMC e se destacar em matérias, filmagens e programas ao vivo, como a apresentação do Arena 180 – primeiro programa esportivo da SerTão TV.
Com uma programação eclética e pronta para atender a todos os gostos, a Canudos FM, emissora oficial da Fundação Canudos, tem nomes tradicionais a frente de seus programas diários, como é o caso de Izaurinha Reis, apresentadora do Enquanto Houver Saudade, veiculado de segunda a sábado, a partir das 13h. Com um repertório musical que não deixa arestas para críticas, a radialista – uma das primeiras de Quixeramobim – acolhe o público com canções que já fazem parte da cultura brasileira e nordestina.
Lidiane Lima é mais uma locutora da Canudos FM. Em seu comando fica o programa Forrozão da Canudos, das 15h30 às 18h. Autêntica e com uma energia contagiante, Lidiane é considera a maior marketeira da rádio, utilizando suas redes sociais para interagir com os ouvintes e mostrar os bastidores do programa, sendo uma das vozes mais belas e únicas do rádio quixeramobinense.
A mais recente mulher a entrar na programação da 106,7 é Joyce Souza, a jovem apresentadora do Manhã 106, um dos carros-chefes da emissora. Ao ingressar no programa em 2023, Joyce foi, aos poucos, trazendo seu jeito para o horário e conquistando seu público fiel. Hoje, é considerada uma das profissionais mais promissoras do rádio de Quixeramobim, com um grande futuro pela frente com seu carisma, talento e profissionalismo.
Há muitos outros nomes que já passaram pelos microfones da Canudos FM, como Eucivanda Maciel e Gabriele Frutuoso, figuras extremamente talentosas e conhecidas pelo público local.
Hoje, a Fundação Canudos e a Canudos FM são espaços onde as mulheres tem vez, voz e lugar de fala, atuando permanentemente para a inclusão feminina no mundo da comunicação.
Sobre a Fundação Canudos
É uma entidade de direito privado sem fins lucrativos tem por finalidade empreendimentos e promoção humana, elevação do nível de vida e bem-estar social nas áreas rurais e urbanas do Estado do Ceará, especialmente no município de Quixeramobim, dando condições para concretização de saúde, educação, informação, lazer, habitação, cultura, ciência, desporto, agricultura, pecuária, microunidades produtivas, mão-de-obra qualificada e outros instrumentos de apoio ao desenvolvimento socioeconômico da população.
Sobre a Canudos FM
Com abrangência regional, a emissora, pertencente a Fundação Canudos, conta com uma programação voltada para a valorização da cultura regional, informação e entretenimento. Uma proposta de radiodifusão para informar, contribuir para a promoção da cultura, da cidadania e da educação popular, com uma programação de qualidade e compromisso com seus ouvintes e colaboradores.