O coronel Sinval Sampaio foi nomeado nessa segunda-feira, 3, como o novo comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, substituindo o coronel Klênio Sávyo Nascimento. A mudança ocorreu horas após o governador Elmano de Freitas (PT) afirmar estar “muito insatisfeito” com os resultados da segurança pública no estado.
O coronel Sinval Sampaio, que está na Polícia Militar desde 1994 e ascendeu ao posto de coronel em 2024, assumiu o comando do 2º Comando Regional de Polícia Militar, responsável pela Região Metropolitana de Fortaleza. Ele também já comandou o Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) e o 1º Comando Regional de Polícia Militar.
A troca foi anunciada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) nas redes sociais. “A SSPDS agradece ao coronel Klênio Sávyo pelo trabalho realizado, pela dedicação e empenho em prol dos policiais militares e da segurança da população, e deseja sucesso na missão ao novo comandante”, informou a pasta.
Esta é a segunda substituição no comando da Polícia Militar realizada na gestão do governador Elmano de Freitas. Quando assumiu o cargo em 2023, Elmano substituiu o então comandante-geral da PM, o coronel Márcio Oliveira, nomeado por Camilo Santana, pelo coronel Klênio Sávyo, que permaneceu no cargo por dois anos.
O governador Elmano de Freitas comentou os índices de segurança do Ceará durante uma entrevista coletiva na abertura dos trabalhos da nova legislatura da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). “Eu estou muito insatisfeito com os resultados que nós alcançamos. Nós permitimos que não aumentasse a violência, mas a redução é muito pequena, portanto, isso exige de nós mais trabalho ainda, muito mais trabalho, para poder entregar a paz e a segurança que nosso povo reclama”, disse Elmano.
Quem é o novo comandante?
Bacharel em Segurança Pública pela Academia General Facó e bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul, o coronel Sinval Sampaio está na Polícia Militar desde 1994 e ascendeu ao posto de coronel em 2024. O novo comandante-geral tem especializações em Ciências Jurídicas (Universidade Cruzeiro do Sul) e em Políticas Públicas para Cidades Inteligentes (Universidade de São Paulo). Tem carreira de operações e gestão de segurança pública desenvolvida por mais de 30 anos, com atuação em diversos setores da PMCE, da SSPDS e da Casa Militar do Governo do Ceará.
Na Polícia Militar do Ceará, até o momento, comandava o 2º Comando Regional de Polícia Militar (2º CRPM/Região Metropolitana de Fortaleza). O Cel Sinval Sampaio foi comandante do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), do 1º Comando Regional de Polícia Militar (Comando de Policiamento da Capital) e do então Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio). Foi chefe da Assessoria de Inteligência (Asint) da PMCE e atuou na Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS. Integrou também o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) do CPChoque e a 1ª Companhia do 5º Batalhão (Aldeota).
O novo coronel comandante-geral da PMCE tem cursos de: Resgate de Reféns; Swat School; Anti-sequestro; Anti-bombas; Especial de Inteligência; Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário; Segurança de Dignitários; Gerenciamento de Crises; Ocorrências Envolvendo Bombas e Explosivos; Intervenções em Bombas e Explosivos; Inteligência de Segurança Pública; Planejamento Estratégico; Financial Investigativo; Políticas Públicas de Segurança Pública; e Crimes Cibernéticos. Fez estágio em: Adaptação à Caatinga; Ações de Choque; e Operações Táticas.