O município de Quixeramobim, no Sertão Central, voltou a registrar chuva nesta segunda-feira, 25 de novembro. Os dados foram confirmados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
De acordo com o órgão, choveu 2 milímetros na sede de Quixeramobim e 2 milímetros na Barragem. A chuva durou poucos minutos e foi registrada nas primeiras horas da manhã, mais precisamente por volta das 7h30. Esta é a segunda chuva registrada pela Funceme neste mês de novembro. A primeira ocorreu no dia 13, quando choveu 6,2 milímetros na sede e 5 milímetros na Barragem.
Ouvintes da Rádio Campo Maior AM 840, emissora que integra o Sistema Maior de Comunicação, relataram durante o programa SerTão Conta Mais que na zona rural também houve rápidos registros de precipitações.
O que diz a Funceme para a última semana de novembro?
A última semana do mês de novembro no Ceará começa com possibilidade de chuva em determinadas áreas do estado.
De acordo com Funceme, imagens de satélite mostram uma maior presença de nuvens sobre o interior da região Nordeste, associadas à passagem de uma frente fria, localizada no litoral do estado da Bahia.
Neste cenário, há maior favorecimento da formação de áreas de instabilidades e, assim, maior chance de precipitações isoladas e passageiras, de intensidade variando de fraca à moderada, no Cariri, Sertão Central e Inhamuns, Maciço de Baturité. Já para a Ibiapaba e as macrorregiões do litoral, incluindo a de Fortaleza, a possibilidade é menor.
Em relação à temperatura, estão previstos valores valores máximos entre 36°C e 38°C para as macrorregiões Jaguaribana, Cariri, Sertão Central e Inhamuns e Litoral Norte.
Em relação à umidade relativa do ar, a Funceme prevê valores mínimos entre 20% e 30% para o período das tardes de terça-feira e quarta-feira na macrorregião do Cariri.