Skip to content
  domingo 14 junho 2026
Trending
13 de junho, 2026Emissoras de rádio do Sistema Maior retransmitem Procissão de Santo Antônio; SerTão TV terá transmissão própria 13 de junho, 2026Acidente de carro deixa vítima fatal na zona rural de Quixeramobim neste sábado, 13 12 de junho, 2026Casa de Antônio Conselheiro celebra 4 anos de reabertura com programação gratuita ao longo do mês de junho 12 de junho, 2026Duas pessoas são conduzidas à delegacia, e uma mulher é denunciada por furto de energia em Quixeramobim 12 de junho, 2026Leilão de Santo Antônio acontece hoje, 12; Por quanto será arrematado o bolo este ano? 11 de junho, 2026Defesa do acusado pela morte de vaqueiro em Quixeramobim nega versão sobre disputa por prêmio em dinheiro 11 de junho, 2026Casa de Antônio Conselheiro abre inscrições para curso de xilogravura com Mestre Francorli Lima 11 de junho, 2026Carreta da Beleza chega a Quixeramobim com cursos gratuitos de estética 11 de junho, 2026Polícia Civil deflagra operação contra facções em Quixeramobim e outras cidades do Ceará 11 de junho, 2026Quixeramobim receberá R$ 11 milhões para modernizar a iluminação pública e ampliar o uso de energia renovável
  • Início
  • Conheça-nos
    • Rádio Campo Maior – AM
    • Rádio Canudos – FM
    • Sistema Maior
    • Repórter Ceará
    • Sertão TV
    • Fundação Canudos
  • Polícia
  • Saúde
  • Economia
  • Política
  • Outras categorias
    • Educação
    • Entretenimento
    • Cultura
    • Esporte
  • Contato
  • Mídia KIT
  • Início
  • Conheça-nos
    • Rádio Campo Maior – AM
    • Rádio Canudos – FM
    • Sistema Maior
    • Repórter Ceará
    • Sertão TV
    • Fundação Canudos
  • Polícia
  • Saúde
  • Economia
  • Política
  • Outras categorias
    • Educação
    • Entretenimento
    • Cultura
    • Esporte
  • Contato
  • Mídia KIT
  Economia  Volta do horário de verão é possibilidade real, diz ministro
Economia

Volta do horário de verão é possibilidade real, diz ministro

RedaçãoRedação—13 de setembro, 20240
Foto: Arquivo/Agência Brasil
FacebookTwitterPinterestLinkedInTumblrRedditVKWhatsAppEmail

O ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, afirmou, nessa quinta-feira, 12, em São Paulo, que a volta do horário brasileiro de verão é uma possibilidade real, para melhor aproveitamento da luz natural em relação à artificial e a consequente redução de consumo de energia elétrica no país.

“O horário de verão é uma possibilidade real, mas não é um fato porque tem implicações, não só energética, tem implicações econômicas. É importante para diminuir o despacho de térmicas nos horários de ponta, mas é uma das medidas, porque ela impacta muito a vida das pessoas”, reconhece o ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira.

Devido às implicações do horário de verão no cotidiano dos brasileiros, o chefe da pasta entende que a decisão de adiantar os relógios em uma hora, em parte do território brasileiro não pode ser tomada precipitadamente. “[A medida] não deve ser tomada de forma açodada. Se necessário, não tenham dúvida, que nós voltaremos com o horário [de verão]”, concluiu o ministro.

Silveira confirmou que, na segunda-feira determinou ao Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) e a Secretaria Nacional de Energia Elétrica (MME) que se reúnam com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para apresentar um plano de contingência para o verão de 2024/2025 e o planejamento energético do próximo ano.

Alexandre Silveira afirmou ainda que pesquisas demonstram que os efeitos do horário de verão – durante os meses da primavera e do verão – são positivos para diversos setores econômicos do Brasil, como o turismo, além de bares e restaurantes.

Térmicas e energia verde

O ministro considera que a economia gerada pelo horário de verão é importante para reduzir o despacho de usinas térmicas nos horários de pico de consumo, entre 18 horas e 21 horas, geralmente.

Por isso, no plano de contingência solicitado ao Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, o ministro disse querer informações sobre quais térmicas são da Petrobras, do setor privado e quais são as principais fontes das usinas que geram energia elétrica a partir, por exemplo, da queima de óleo diesel, combustível fóssil derivado do petróleo. O objetivo é manter o equilíbrio do setor elétrico brasileiro com segurança energética.

More stories

Quixeramobim registra criação de quase 180 novas empresas em 2026

5 de março, 2026

Segunda parcela do IPVA 2023 vence hoje, 10

10 de março, 2023

Governo lança canal de denúncias sobre preço de combustíveis

23 de maio, 2023

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3

21 de maio, 2024

Demanda

O ministro afirmou que é necessária a geração de energia no país, porque a temperatura mundial tem subido e apresentou dados sobre o crescimento do consumo de energia. “O Brasil nunca tinha consumido, antes de setembro deste ano, 105 gigawatt [GW] em uma tarde. A média é 85 GW, o que demonstra que nós tivemos todos os ar condicionados do Brasil ligados e que a necessidade de energia, cada vez, mais oscila no Brasil.”

Para ele, o futuro energético passa pela economia verde. “Não há salvação fora da nova economia verde que considera a necessidade do desenvolvimento econômico; do capital ser remunerado com sustentabilidade; com o mais restrito respeito à legislação ambiental e frutos sociais para combater a desigualdade, que é uma realidade no nosso país”.

As declarações do ministro foram dadas em São Paulo, em encontro com o ministro do Meio Ambiente e Segurança Energética da Itália, Gilberto Prichetto Fratin, que acompanhou medidas para melhorar a qualidade dos serviços prestados pela empresa Enel Distribuição São Paulo, após os últimos apagões elétricos naquele estado.

Horário de verão

O horário brasileiro de verão foi instituído pela primeira vez pelo, então, presidente Getúlio Vargas, de 3 de outubro de 1931 a 31 de março de 1932.

No Brasil, o horário de verão funcionou continuamente de 1985 até 2019, quando o governo federal passado decidiu revogá-lo, em abril de 2019, alegando pouca efetividade na economia energética.

Antes da extinção, o período de vigência do horário de verão entre os meses de outubro e fevereiro era definido, de acordo com critérios técnicos, para aproveitar as diferenças de luminosidade entre os períodos de verão e do restante do ano.

A medida impactava na redução da concentração de consumo elétrico entre 18 horas e 21 horas.

Até a extinção, o horário de verão era aplicado nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e, ainda, no Distrito Federal. E ficavam de fora da política pública as regiões Norte e Nordeste, por não representar redução da demanda energética significativa nos estados das duas regiões, devido à diferença na luminosidade em relação ao restante do país.

De acordo com o decreto nº 9.242 de 2017, a hora de verão funcionava a partir de zero hora do primeiro domingo do mês de novembro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte. Mas, se coincidisse com o domingo de carnaval, o encerramento ocorria no domingo seguinte.

Em resposta à Agência Brasil, o Ministério de Minas e Energia esclarece que o retorno do horário de verão deve ser analisado sob diversos aspectos, como a geração de energia, os índices pluviométricos e, também, os aspectos econômicos da medida. O MME segue analisando as condições com responsabilidade, de modo que garanta a segurança energética para todos os brasileiros.

DestaqueEconomiaHorário de Verão
FacebookTwitterPinterestLinkedInTumblrRedditVKWhatsAppEmail
Quixeramobim recebe 2º Festival de Cerveja nesta sexta-feira, 13
HRSC investe em técnica que revela diagnóstico de câncer durante cirurgia em até meia hora
Related posts
  • Related posts
  • More from author
video
Quixeramobim

Emissoras de rádio do Sistema Maior retransmitem Procissão de Santo Antônio; SerTão TV terá transmissão própria

13 de junho, 20260
Quixeramobim

Acidente de carro deixa vítima fatal na zona rural de Quixeramobim neste sábado, 13

13 de junho, 20260
Cultura

Casa de Antônio Conselheiro celebra 4 anos de reabertura com programação gratuita ao longo do mês de junho

12 de junho, 20260
Veja Mais
Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Read also
video
Quixeramobim

Emissoras de rádio do Sistema Maior retransmitem Procissão de Santo Antônio; SerTão TV terá transmissão própria

13 de junho, 20260
Quixeramobim

Acidente de carro deixa vítima fatal na zona rural de Quixeramobim neste sábado, 13

13 de junho, 20260
Cultura

Casa de Antônio Conselheiro celebra 4 anos de reabertura com programação gratuita ao longo do mês de junho

12 de junho, 20260
Quixeramobim

Duas pessoas são conduzidas à delegacia, e uma mulher é denunciada por furto de energia em Quixeramobim

12 de junho, 20260
Quixeramobim

Leilão de Santo Antônio acontece hoje, 12; Por quanto será arrematado o bolo este ano?

12 de junho, 20260
Quixeramobim

Defesa do acusado pela morte de vaqueiro em Quixeramobim nega versão sobre disputa por prêmio em dinheiro

11 de junho, 20260
Veja Mais

SIGA-NOS

Facebook
Instagram
Youtube

# TRENDING

DestaqueQuixeramobimSertão CentralCearáInformaçãoPlantão PolicialPolíciaPolícia CivilGoverno do CearáPolíticaQuixadáPolícia MilitarSaúdeEconomiaCulturaTrânsitoElmano de FreitasEducaçãoSegurançaEsporte
© Copyright 2026, Sistema Maior de Comunicação® - Todos os direitos reservados.
  • Sobre Nós
  • Privacidade
  • Contato