Morreu nessa sexta-feira, 9 de agosto, aos 88 anos, Francisco Tavares de Andrade, o Expedito Vaqueiro, como era conhecido. De família tradicional do Distrito de Passagem, na zona rural de Quixeramobim, Expedito foi comerciante, pecuarista e gerenciou a Fazenda Perdição que pertencia a Reunidas São Joaquim, do general Dr. Wicar Parente de Paula Pessoa.
Expedito exerceu por muitos anos a profissão que mais amava na vida: vaqueiro. Ele morou na região por cerca de 79 anos, sempre muito envolvido com a comunidade, e na história deixa a marca de ser um dos pioneiros no processo de desmembração da Vila de Passagem e fundação da Comunidade de Fogareiro, hoje sede do Distrito.
Expedito tinha 10 filhos e era casado com Terezinha Tavares de Andrade, falecida em 14 de julho de 2022. Muito conhecido na região, sua casa era popularmente frequentada por pessoas de várias localidades vizinhas. Era amigo de todos e padrinho de muitos. Pela conta, são inúmeros afilhados.
Era figura marcada das culminâncias e dos festejos do Sagrado Coração de Jesus, na localidade de Agrovila, evento culturalmente conhecido na região. “Parte deixando um legado de muita honradez e simplicidade”, destacou a família em nota.
Ultimamente, Expedito residia na Rua Adélia Albuquerque, no Bairro Salviano Carlos, na Pompeia. O velório está ocorrendo no Centro de Velórios da Afame, que fica localizando na Rua Cônego Aureliano Mota, no Centro de Quixeramobim. Neste sábado, 10, por volta de 12 horas, o corpo seguirá para a Capela do Imaculado Coração de Maria, na comunidade de Fogareiro. O sepultamento está previsto para ocorrer às 17 horas, no cemitério da localidade.