Quixeramobim receberá nesta quinta-feira, 25, o projeto ‘Roda Chora Iracema’, às 17h30, evento integrante do V Festival Chora Iracema, que ocorrerá até o dia 28 de abril em diversas cidades do Ceará.
Neste encontro, a primeira parada será na Ponte Metálica para uma apresentação musical com o Acordeonista Luizinho Calixto, seguido por um bate-papo com artistas locais e Luizinho, que acontecerá no Sertão Pub.
Sobre o V Chora Iracema
A Roda como Lugar de Encontro: este é o mote do V CHORA IRACEMA — que traz como novidade para esta 5ª edição a ampliação do Festival na perspectiva de, para além de fortalecer a cena da música instrumental a partir do gênero que é mãe/pai da Música Popular Urbana Brasileira, construir uma transição deste que é atualmente o Circuito de Choro de Fortaleza para um Circuito de Choro do Ceará.
Desde 2015 o evento atua na cena cultural cearense e já teve como temáticas nas suas quatro edições anteriores: Circuito de Choro de Fortaleza (2015), Homenagem à Velha Guarda do Choro Cearense (2016), Da Era do Rádio às Redes Sociais (2019) e Homenagem ao Mestre Tarcísio Sardinha (2023).
Entre a primeira e a sétima Rodas de Choro, o Circuito de Choro de Fortaleza e do Ceará circula com 5 Rodas de Choro pela capital e por Quixeramobim, Cascavel e Pacatuba.
O tema de 2024 é ‘A Roda como Lugar de Encontro’, reverência com esse mote o gênero musical brasileiro que acaba de se tornar patrimônio nacional mas, igualmente, o fato de que para que esse gênero tenha se mantido vivo ao longo de mais de 150 anos. A iniciativa do Roda de Choro em Quixeramobim é do V Festival Chora Iracema em parceria com a Casa de Antônio Conselheiro, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, gerida pelo Instituto Dragão do Mar, com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Quixeramobim.
Serviço
Horário: 17h30
Local: Ponte Metálica de Quixeramobim/Sertão Pub
Entrada gratuita e livre para todos os públicos