O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar liberou, por meio da portaria Nº 127, de 14 de março de 2024, o pagamento do benefício Garantia-Safra 2022-2023 aos agricultores que aderiram ao programa em Quixeramobim.
A parcela única de R$ 1.200,00 vai beneficiar mais de 2.800 beneficiários, o que representará mais R$ 3,3 milhões na economia do município. Os pagamentos serão realizados neste mês de março, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamento de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal.
O Garantia-Safra é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário financiada pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar que garante ao agricultor familiar um benefício financeiro, por tempo indeterminado, caso perca sua safra devido ao fenômeno da estiagem ou do excesso hídrico.
Além de Quixeramobim, agricultores de mais 12 municípios do Sertão Central foram contemplados. São eles: Banabuiú, Boa Viagem, Ibicuitinga, Itatira, Madalena, Milhã, Mombaça, Morada Nova, Pedra Branca, Quixadá, Senador Pompeu e Solonópole.
Ficaram de fora apenas as cidades de Piquet Carneiro e Dep. Irapuan Pinheiro.