Foram prorrogadas até 15 de outubro as inscrições para a formação continuada “Antônio Conselheiro, história, memória e resistência”, de iniciativa da Casa de Antônio Conselheiro, equipamento da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), em parceria com a ONG. IPHANAQ (Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim).
O público-alvo não se limitará mais apenas para professores da Rede Municipal e Estadual de ensino de Quixeramobim e estudantes, agora também estará aberto para qualquer pessoa que queira participar.
Serão ofertadas, ao todo, 40 (quarenta) vagas. Ainda, 10 (dez) estudantes selecionados receberão uma bolsa de incentivo no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais. Estudiosos com trabalhos importantes no tema ministrarão as aulas, dentre eles: Prof. Dr. Paulo Zanetini (São Paulo), Prof. João Ferreira Damião (Bahia), Prof. João Batista Lima (Bahia), Profa. Maria Goreth Pimentel Nunes Amâncio (Ceará), Profa. Patrícia Oliveira da Silva (Bahia), Prof. Dr. Aleilton Fonseca (Bahia), Prof. Dr. Pedro Lima Vasconcellos (Alagoas), Prof. Dr. Paulo Emílio Matos Martins (Rio de Janeiro), Profa. Dra. Eleuda de Carvalho (Ceará) e Profa. Dra. Joana Barros (Bahia).
A formação terá duração de 04 meses (Outubro de 2023/Fevereiro de 2024) e acontecerá aos sábados, de 8h às 12h, com 04 horas/aulas, exceto no dia 11/11, quando as aulas acontecerão de manhã e tarde, com um total de 08h/a, no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no Centro de Quixeramobim.
Os cursistas que atingirem ao menos 75% de presença nas aulas receberão certificados, outorgados pela Universidade Estadual do Ceará (UECE- FECLESC), com carga horária de 40h (aulas e estudos complementares), além da publicação de artigos que serão selecionados sobre os temas estudados nas aulas numa futura coletânea que será publicada pela Casa de Antônio Conselheiro.
A proposta pretende auxiliar professores e estudantes que ao longo de todas as edições do Conselheiro Vivo têm sido parceiros em várias atividades desenvolvidas nas escolas, mas sempre relataram a necessidade de ampliar seus conhecimentos em relação ao tema.
A Secretaria Municipal de Educação de Quixeramobim também é parceira desta proposta.
SERVIÇO
Formação: “Antônio Conselheiro, história, memória e resistência”
Duração: 4 meses (Outubro de 2023/Fevereiro de 2024)
Aulas no Polo da Universidade Aberta do Brasil, aos sábados, em Quixeramobim
Inscrições prorrogadas: até às 23h59 do dia 15/10/2023
Confira edital e link de inscrições: CLIQUE AQUI